terça-feira, abril 08, 2008

Cine7 - O Fim (?)



Criado numa época de proliferação quase febril de blogues de todos os tipos na Internet, o Cine7 nasceu da vontade de criar um espaço para reflexão sobre uma arte, uma paixão comum entre um grupo de pessoas, que é o cinema. Cada elemento desse mesmo grupo e respectivos colaboradores conseguiu durante dois anos a proeza de publicar todos os dias uma crítica ou uma opinião, como preferirem, sobre um filme. Os diferentes gostos desses elementos resultaram na publicação de textos sobre os vários géneros de filmes, desde as primeiras décadas do século passado até a actualidade.

Não esquecendo que atrás de um bom filme está um bom realizador, um dos elementos do grupo criou um espaço semanal dedicado a vários realizadores, dos consagrados aos mais ousados e aos que inovaram géneros fílmicos e formas de filmar. Outro elemento escreveu alguns textos sobre épocas especiais em que o cinema teve ideologias, “fases” como a nouvelle vague. O Cine7 esteve sempre atento aos filmes portugueses em cartaz, dispondo de um espaço próprio no blogue; criou um espaço com links para vários blogues também sobre cinema e realizou algumas sondagens.

Isto tudo para dizer que cada um de nós contribuiu à sua maneira e com boa vontade para a criação de um espaço de interacção entre quem escreve um texto sobre um filme e as pessoas que o lêem. Muitos comentários aos filmes deixados pelos inúmeros visitantes do Cine7 foram bons, outros foram maus. Os bons expressavam a sua opinião sobre o filme e fizeram as suas sugestões, enquanto que os maus não souberam respeitar a diferença de opiniões e demonstraram isso de forma desagradável a quem escrevia o texto.

O mais importante é que o blogue permaneceu activo durante muito tempo, até ao dia em que no passado mês de Março completou três anos de existência. A equipa que escrevia mudou quase completamente e as diversas ocupações dos membros só lhes permitiu manter o blogue a meio gás. Mas o gás foi-se acabando pouco a pouco e o blogue ficou muito distante do seu funcionamento inicial. A falta de tempo determina a nossa decisão de deixar o blogue como está, antes que se transformasse numa sombra do que era. Contudo, deixamos em aberto o final deste projecto em comum. Quiçá se um dia voltaremos a “reactivá-lo”? Para todos os que escreveram e colaboraram com o Cine7, fica um sincero agradecimento pela sua disponibilidade.

Para todos fica um precioso e vasto arquivo de filmes que poderá continuar a ser consultado por quem aqui vier parar. Agradecemos a todos os que visitaram o Cine7 ao longo destes três anos, especialmente aos que o fizeram com frequência. Aqui ficam os cumprimentos da equipa. Bons filmes!

27 Comments:

At 10:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bons filmes!

 
At 3:00 da manhã, Blogger C. said...

Tenho pena e espero que deixem publicados os vossos textos! Bons filmes e novos projectos! ;)

 
At 11:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Cheguei agora. Tarde de mais? Só se vocês o consentirem. Cumprimentos.

 
At 3:52 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Foi um bom projecto, que acompanhei desde o ínicio. Primeiro como colaborador, mas depois, e principalmente, como leitor.
Tenho pena que acabe.
Bons filmes :)

André

 
At 9:13 da tarde, Blogger Pedro Pereira 77 said...

Ora muito obrigado, bons filmes e que vos encontremos em novos projectos.

 
At 9:38 da tarde, Blogger Flávio said...

É pena. Mas acho que, apesar de tudo, podemos falar de um 'happy end'. O Cine 7 cumpriu exemplarmente o seu objectivo de se tornar num ponto de encontro privilegiado dos cinéfilos. Foi um espaço plural, irreverente e controverso, um caso único na blogosfera portuguesa. Parabéns a todos, leitores e colaboradores, sobretudo à nossa querida Isabel.

 
At 9:43 da tarde, Blogger Flávio said...

«Cheguei agora. Tarde de mais? Só se vocês o consentirem. Cumprimentos.»

Tenho a certeza que não, amigo JL. O Cine7 é bom de mais para ficar por aqui. Não é o fim, mas apenas uma pausa para recuperar fôlego antes do começo de projectos novos e ainda mais aliciantes.

 
At 9:47 da tarde, Blogger Flávio said...

Só lamento é, por razões de emprego (ou melhor, procura dele) e obras no prédio durante um ano inteiro, não ter podido colaborar com mais assiduidade e sobretudo qualidade. Quando penso num texto (vamos chamar-lhe assim) pavoroso que escrevi uma vez sobre o David Cronenberg... Brrrrrrr...

 
At 1:48 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O projecto foi extraordinário, bem intencionado e, acima de tudo, cheio de amor. A todos os que ajudaram, directa ou indirectamente, um muito obrigado pelo espaço proporcionado. Espero que isto represente, de facto, apenas uma pausa. Um grande abraço.

 
At 9:25 da tarde, Blogger Flávio said...

Já não vai a tempo, mas acabo de reescrever o tal texto desgraçado sobre o Cronenberg. Acho que ficou melhor (ou menos mau...). Podem ver em: www.a-bomba.blogspot.com

 
At 11:37 da tarde, Blogger Gilberto Grão de Areia said...

O vosso blog esteve muito bem! É uma pena que parem. Espero que o deixem activo, todavia, para que possamos sempre aceder ao seu delicioso "recheio".
Quanto às críticas, boas ou más... fiquem os actos para quem os pratica. ;)

Bons filmes!

 
At 12:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Adar com um imagem maravilhoso.
muito boas, mo' gostou muito, da mesma maneira que o blog, obrigado muito.

 
At 2:17 da manhã, Blogger Cu de Barbas said...

tive a dar uma vista d olhos para ver o teu nivel como critico de cinema e....por acaso li a tua analise critica ao Labirinto d Fauno e...LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLL.Tu nao és critico d cinema.Nao sei s tens algum curso ms n entendes a essencia da coisa.Adeus,afinal tb n valia a pena :)

 
At 9:12 da tarde, Blogger wendell said...

visitei o site pela primeira vez hoje. Pena que seja o fim. Será? Espero que não. Abraços e boa sorte!

 
At 5:46 da tarde, Blogger Sam said...

Espero que regressem.

Cumps. cinéfilos.

 
At 11:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É uma epoca triste para todos, so grandes sites a fechar...

 
At 11:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tambem tenho um blog sobre cinema, embora um pouco mais específico pois trata apenas cinema gay. No entanto, estando Portugal no ranking dos 5 primeiros a nivel mundial em cinema gay, aproveito para divulgar aqui a minha selecção, concerteza que alguns serão do vosso agrado.
www.filmes-gay.blogspot.com

 
At 7:34 da tarde, Blogger Unknown said...

Espero que regressem! Cumprimentos.

http://www.foradecena.com/

 
At 2:52 da tarde, Blogger FLAMES (Mariana e Roberta) said...

Muito bom o blog: ) PARABÉNS :) gostamos muito da ideia e da execução!

Bons filmes!

 
At 3:02 da tarde, Blogger FLAMES (Mariana e Roberta) said...

Mas é triste que tenha chegado ao fim :(

 
At 9:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Filmes muito bons. Adoro filmes e por isso fiz um blog sobre noticias do mundo do cinema e da Tv. Deêm uma olhada se quiserem http://bertozzi-cinetv.blogspot.com

 
At 7:00 da tarde, Blogger ANTONIO NAHUD said...

O blog está muito interessante.
Bravo! Pena que acabou.
Cumprimentos cinéfilos!

O Falcão Maltês

 
At 7:14 da tarde, Anonymous Fora de Cena said...

Grande site, cheio de artigos importantes.

 
At 6:17 da tarde, Blogger olmpic station park said...

Excellent Working Dear Friend Nice Information Share all over the world i am really impress your work Stay Blessings On your Work...God Bless You.
affordable web designers in uk

 
At 7:23 da tarde, Anonymous Morango said...

Que pena...

 
At 12:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

parar de beber foi a melhor coisa que eu fiz na vida, hoje vivo muito mais feliz.

 
At 12:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

parar de beber fez com que eu conseguisse recuperar minha vida e ser muito mais feliz, hoje tempo mais tempo para fazer coisas que eu gosto.

 

Enviar um comentário

<< Home