domingo, julho 30, 2006

Misery - O Capítulo Final

Título Original:
"Misery" (1990)

Realização:
Rob Reiner

Argumento:
William Goldman, baseado no livro homónimo de Stephen King

Actores:
James Caan – Paul Sheldon
Kathy Bates – Annie Wilkes
Richard Farnsworth – Buster
Frances Sternhagen – Virginia
Marcia Sindell – Lauren Bacall


Várias têm sido as adaptações cinematográficas dos livros de Stephen King, o famoso mestre do terror americano. No entanto a maior parte delas não teve bons resultados e não foi do agrado do escritor, que por isso recusou várias vezes vender os direitos do best-seller Misery até ceder ao interesse de Rob Reiner, o qual já adaptara ao cinema, poucos anos antes, um livro de King.

O filme conta a história de Paul Sheldon, um escritor de mérito reconhecido por todos graças a um série de romances que narram as vivências de Misery, a sua personagem mais conhecida. Apesar dos avultados lucros que ao longo dos anos tem obtido graças a esses livros, Paul sente-se como que aprisionado pela própria personagem que criou. Para se libertar dela e poder escrever sobre outras coisas, resolve “matá-la” no seu último livro, a contragosto de Marcia, a sua editora. Paul deixa Nova Iorque e viaja para a sua casa numa pequena localidade no Colorado, como é costume fazer quando está prestes a terminar de escrever um livro. Quando o termina e inicia a viagem de volta à “big apple” é apanhado no percurso por um forte nevão que faz com que o carro despiste. Sem se lembrar de ter sido socorrido, Paul acorda em casa de Annie Wilkes, que logo diz ser a sua fã número um. Enfermeira de profissão, Annie explica-lhe como tem tratado as fracturas que ele sofreu e que lhe imobilizam as pernas. De início simpatiza com ela, mas à medida que o tempo passa vai-se apercebendo das verdadeiras intenções da sua salvadora, que revela ser uma fã maníaca que o quer fazer prisioneiro em sua casa para sempre. Conseguirá Paul, apesar dos ferimentos, escapar a Annie, que o obriga a escrever, pela sua própria sobrevivência, um novo livro em que o destino de Misery seja alterado?

Uma das coisas que prendem a nossa atenção do princípio ao fim em Misery reside na forma como foi filmado, destacando-se, por exemplo, os planos em que a câmara segue o olhar da personagem e fixa-se na maçaneta de uma porta a rodar lentamente, fazendo lembrar um pouco os filmes de Hitchcock. Para alimentar o suspense, por exemplo, foram utilizadas imagens alternantes entre a chegada passo a passo de Annie e o desespero de Paul que conseguiu sair do quarto e tem de lá voltar antes que ela abra a porta. O ambiente de tensão psicológica é deste modo marcado pela forma como foi filmado.

Sem dúvida um dos melhores thrillers psicológicos de sempre, o sucesso de Misery não se deve somente ao argumento, como também à inesquecível interpretação de Kathy Bathes, que lhe valeu um bem merecido Óscar. Annie Wilkes é uma personagem perturbada que fascina pela sua "balança mental" que ora pende para a mulher amável e sorridente, ora pende para a mulher louca e violenta. Quanto a Paul Sheldon, o realizador Rob Reiner acredita que Stephen King colocou nesta personagem alguns aspectos, dúvidas e anseios da sua vida como escritor. Tal com Paul, Stephen terá certamente sentido a pressão de todo o tipo de fãs após o sucesso dos livros que escreveu e a necessidade de se livrar do rótulo de “mestre do terror” e escrever algo diferente. Seja por isto, seja pela história ou pelas personagens, realmente vale a pena acrescentar este filme à nossa lista de filmes preferidos.

® Isabel Fernandes