sábado, dezembro 16, 2006

Mafioso Quanto Baste...

Título Original:
"Find Me Guilty " (2006)

Realização:
Sidney Lumet

Argumento:
Sidney Lumet & T.J. Mancini

Actores:
Vin Diesel - Giacomo "Jackie Dee" DiNorscio
Peter Dinklage - Ben Klandis
Linus Roache - Sean Kierney
Ron Silver - Judge Finestein


Conhecido pelos seus papéis em filmes de acção, Vin Diesel deu uma volta de 180 graus na sua carreira ao apresentar-se no papel de um mafioso, num drama baseado em factos verídicos e realizado por um dos cineastas mais conceituados das últimas décadas: Sidney Lumet. Find Me Guilty revela como o gangster Jack DiNorscio enfrentou várias acusações e se defendeu a si mesmo em tribunal, naquele que foi o julgamento da Máfia mais longo de toda a história norte-americana.

E é numa personagem mais obesa e mais velha que encontramos um Vin Diesel diferente: um actor, na verdadeira concepção da palavra! Mais dramático e mais sério, mas que consegue igualmente provocar em nós o riso pela maneira peculiar como DiNorscio falava e expunha os seus pensamentos. Também presentes estão o pequeno advogado Ben Klandis (Peter Dinklage), que não parece acreditar no comportamento de Jack; Finestein (Ron Silver), o juíz a quem falta paciência para enfrentar diariamente mais umas piadas "á lá" stand-up comedy e Bella DiNorscio (Annabella Sciorra), que brilha no seu pequeno mas intenso papel.

É pois num tribunal que decorre grande parte da acção deste filme, num terreno em que Sidney Lumet parece estar á vontade, graças a Twelve Angry Man ou The Veredict, duas grandes obras da sua autoria e que partilham com Find Me Guilty a temática da sinceridade, moralidade e lealdade para com os amigos em todas as ocasiões, nem que isso signifique o nosso próprio prejuízo.

No entanto, o facto de quase tudo se passar num tribunal faz com que o filme se arraste um pouco durante a sua longa duração (2h05m), mas nada de muito preocupante visto que nunca atinge o perigoso nível de aborrecimento total. Também a nível de argumento existem alguns problemas, nomeadamente na tentativa de atribuir sentimentalismo a uma longa-metragem que afinal se vem a revelar bastante cómica e com alguma falta de originalidade, face a obras que abordam sensivelmente os mesmos temas.

Em resumo, é verdade que Find Me Guilty não é uma das grandes obras cinematográficas de 2006, mas também está longe de manchar a já longa carreira - recheada de excelentes filmes - de Sidney Lumet. A realização é de bom nível e o jazz que acompanha algumas cenas também o é. E se mais nada vos levar a ir ao cinema ver esta obra, pelo menos vejam-na um dia em DVD para terem uma grande surpresa: quando se dedica a sério, Vin Diesel até revela bastante talento para a representação!

® Mário Lopes