domingo, março 25, 2007

A Vida de Brian

Título Original:
"Monty Python´s Life of Brian"(1979)

Realização:
Terry Jones

Argumento:
Graham Chapman, John Cleese, Eric Iddle, Terry Jones, Terry Gilliam & Michael Palin

Actores:
Graham Chapman
John Cleese
Terry Jones
Terry Gilliam


Life of Brian conta a história de um jovem nascido na Judeia no dia 25 de Dezembro no estábulo ao lado de Jesus, passando toda a sua vida a ser confundido pelo Messias.

Acima de tudo, é um filme muito divertido. Mas é divertido de uma forma diferente da maioria das comédias da actualidade. É inesperado, é nonsense, e quase sempre deliciosamente louco e subversivo. Mas o mais fascinante é que por detrás de toda a loucura aparente existe sempre um sentido crítico. É como se cada gag tivesse dois momentos. Um primeiro momento, mais físico e visceral, em que rimos da piada imediata, e um segundo momento em que percebemos a razão oculta que só se torna vísivel numa leitura mais profunda. Nada nem ninguém são poupados nesta análise satírica dos Pithon. E não se pense que só a religião é atacada, pois não é isso que acontece.

Toda uma série de momentos brilhantemente construídos vão revelando muito mais, quase sem nos apercebermos. O poder, a repressão, a historiografia, os géneros e as formas de subversão são apenas alguns dos alvos a desconstruir. E principalmente, o conceito de mito. Porque se há algum filme desmistificador, então só poderá ser este. Além disso, e apesar dos anos que nos separam da sua data de realização, toda a sátira feita poderá perfeitamente ser transposta para a realidade dos nossos dias. A capacidade de análise e humor inteligente dos Pithon revelam algo que não está assim tão distante de nós.

Falar dos desempenhos dos actores é quase desnecessário. Encontramos um elenco de múltiplas excelentes interpretações, do qual será difícil escolher um favorito. Cheios de metáforas sobre coisas sérias e brincando sem qualquer pudor sobre tudo o que lhes apetece, os Pithon conseguem ser incomparavelmente divertidos. Se existissem filmes obrigatórios por lei, este deveria ser um deles. Uma das melhores comédias de sempre...

® Carla Lourenço Santos

3 Comments:

At 11:46 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Estou totalmente de acordo. Este "Life of Brian" é uma das melhores comédias do Cinema. Os Monty Pithon provam aqui, que foram os reis na arte do humor, gozando com tudo e todos, e formando um espectáculo irresistível que não deixa ninguém indiferente.

Cumprimentos!

 
At 12:20 da manhã, Blogger Pedro Pereira 77 said...

Deixaste-me com vontade de ir ver o filme

 
At 3:24 da tarde, Blogger João Bizarro said...

Sem dúvida, uma das melhores comédias de sempre.

 

Enviar um comentário

<< Home