quinta-feira, junho 16, 2005

Dogville

Título Original:
"Dogville" (2003)

Realização:
Lars Von Trier

Argumento:
Lars Von Trier

Actores:
Nicole Kidman - Grace
Paul Bettany - Tom


Dogville é nas palavras de Lars Von Trier, o realizador, um filme de fusão. Preparem-se então para um filme experimental, que junta características do cinema, da literatura e do teatro.
Dogville é um filme sem igual, totalmente gravado em estúdio e com uma ausência de cenários e adereços que foi propositada, com o simples objectivo de levar o espectador a centrar a sua atenção no que os personagens nos têm a dizer. Mas atenção: podemos não gostar do que eles nos vão transmitir.

Este é um filme que conta a história de uma pequena povoação, precisamente com o nome de Dogville, e que se desenrola em plena Grande Depressão Americana.
Dogville é uma aldeia pacata com poucos habitantes, gente honesta, que se dedica aos seus afazeres. No entanto, a sua vida vai mudar com a chegada de Grace (Nicole Kidman) que trará nova vida à aldeia, e que vai acordar os residentes para aspectos das suas vidas em que eles não tinham reparado. Mas Grace tem um problema, é perseguida por gangsters, e procurada pela polícia. O problema de Grace torna-se, também, o problema dos residentes de Dogville, que ao acolherem uma fugitiva se sentem também eles criminosos.
Este é o aspecto que vai (re)alterar os acontecimentos na pacata aldeia. Os residentes passam a exigir mais e mais de Grace, que se sujeitara a trabalhar para cada um dos habitantes.
A situação torna-se de tal forma desagradável, que apenas o conforto de Tom (Paul Bettany) a faz manter a esperança.
Mas um dia Grace perde essa mesma esperança, e decide fugir com a ajuda de um dos habitantes, mas mais uma vez Grace é traída. Quando pensa que estava a fugir de Dogville, estava apenas a sair e voltar para o mesmo sítio.
A situação de Grace conhece então o seu pior momento, com Grace a ser vítima de todos os habitantes.
Uma situação que só conhece uma volta-face quando os gangsters retornam a Dogville.

Haveria muito mais a dizer sobre Dogville, afinal são cerca de 3 horas de filme. Mas é preferível que sejam os próprios a descobrir os recantos da aldeia e das suas personagens. Ao fim ao cabo, descobrir os podres de todos os moradores, que de certa forma representam toda a humanidade.
Dogville aborda a condição humana de uma forma nunca antes vista, alertando-nos para a realidade em que vivemos, e mostrando que nós, espectadores, não somos diferentes dos personagens que temos nesta história.

Lars Von Trier no seu melhor.

® Rui Silva