quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Kiss Kiss, Bang Bang

Título Original:
"Kiss Kiss, Bang Bang" (2005)

Realização:
Shane Black

Argumento:
Shane Black & Brett Halliday

Actores:
Robert Downey Jr. - Harry Lockhart
Val Kilmer - Gay Perry
Michelle Monaghan - Harmony Faith Lane
Corbin Bernsen - Harlan Dexter


Val Kilmer e Robert Downey Jr. são uma dupla energética, divertida e que resulta na perfeição num filme do argumentista de Arma Mortífera , onde a ironia com o mundo cínico de Hollywood e a acção andam de mãos dadas.

O que um detective gay de Los Angeles e um ladrão falhado de Nova Iorque têm em comum? Um destino que os coloca na mesma história. É entre estas duas personagens que gira o principal deste film noir (graças ao facto de ser uma história de detectives e num ambiente sombrio). Mas para além da história de acção, de detectives, comédia e de uma dupla diferente mas intensa, um dos pormenores mais conseguidos no filme é a aparente interacção com o público, já que o protagonista é também o narrador.

A história é simples: Harry (Robert Downey Jr.) é um ladrão de meia tigela de Nova Iorque que por sorte, ou azar, se vê no mundo cinematográfico de Los Angeles, depois de uma audição por obra do acaso. No mundo de Los Angeles ele vai conviver com os vigaristas, famosos wannabe e começa a ter lições de detective com “Gay Perry” (Kilmer) para um teste num filme. Mas a descoberta do cadáver de uma rapariga assassinada vai mudar o rumo das suas vida.
Ambos, com a ajuda da bela Harmony (Michelle Monaghan - uma actriz que promete) vão tentar descobrir o assassino num mistura de amor, acção, comédia e jogo de detectives (film noir).

Harry Lockart conta a sua história ao espectador, num estilo descontraído recorrendo a brincadeiras com quem poderá estar numa sala de cinema, e utilizando esse estilo descontraído na forma como conta a história. Um estilo pouco utilizado mas que resulta muito bem aqui – já se tinha visto algo parecido em Anything Else, em que Jason Biggs é protagonista/narrador.

Outro dos trunfos é a personagem do detective gay, interpretado pelo pouco provável Val Kilmer. A mistura entre elementos bem masculinos, a homossexualidade e homofobia fornecem momentos divertidos e curiosos.

As semelhanças com o filme Arma Mortífera são claras, ou não fosse o realizador o argumentista do filme com Mel Gibson.

® João Tomé