sábado, novembro 10, 2007

Domino

Título Original:
"Domino" (2005)

Realização:
Tony Scott

Argumento:
Richard Kelly

Actores:
Keira Knightley – Domino Harvey
Mickey Rourke – Ed Moesby
Edgar Ramirez – Choco
Delroy Lindo – Claremont Williams


Dois anos depois da estreia nos E.U.A., “Domino” chega às salas de cinema portuguesas. Alguém me explique o porquê da demora… Tony Scott resolveu fazer o filme inspirado pela atribulada vida de Domino Harvey, ex-modelo e caçadora de prémios, que colaborou de perto no projecto do filme, embora manifestasse o seu desacordo com alguns aspectos do filme, por exemplo: o facto da personagem nela inspirada ser heterossexual, quando na verdade a própria Domino não escondia o seu lesbianismo. Infelizmente ela não terá visto o resultado final do filme antes de ser encontrada morta, aparentemente de overdose, na banheira de um quarto de hotel em Los Angeles a 27 de Junho de 2005. Tinha 35 anos.

O filme é-nos narrado pela personagem Domino, uma Keira Knightley com mudança radical de “look”. Filha do actor Laurence Harvey (“O Enviado da Manchúria”) e de uma mulher da “high society”, a infância de Domino foi marcada pela morte do pai. A mãe colocou-a num colégio interno. Depois de sair foi modelo, mas o seu carácter agressivo apressou o seu abandono do mundo da moda. Jovem e revoltada, mudou-se com a mãe para Beverly Hills. Domino odiava tudo e todos, especialmente a chamada geração “Beverly Hills – 90210”.

Decidida a mudar o estilo de vida que levava, onde nunca encontrou o seu lugar, Domino assistiu a uma espécie de curso para caçadores de prémios. Lá conheceu Ed Moesby e Choco, junto dos quais viria a tornar-se numa caçadora profissional de prémios ou recompensas com hábil “manejo” de armas. Ainda que os membros do trio implacável tivessem cada um a sua extravagância de carácter, para Domino formavam uma família: Ed era um mestre, um pai; Choco um grande amigo pelo qual sentia uma grande atracção que tentava conter, pois prometera a si mesma nunca deixar ninguém se aproximar do seu interior.

Em 2003 Domino recebe um prémio de melhor caçadora. Atraente e enigmática, despertou a atenção de um produtor (Christopher Walken), que juntamente com a sua secretária (Mena Suvari) passou a segui-la e a filmar o que acontecia para um reality show.

Entretanto Domino e os companheiros fazem um serviço (que se revelará arriscado) para Claremont Williams, sem imaginarem que para além da caravana do canal de televisão, o FBI e a própria máfia lhes seguiam os passos.

O primeiro ponto negativo que encontramos neste filme é uma imagem muito escura, fruto de um pobre trabalho de direcção de fotografia. O segundo ponto negativo é a história atabalhoada, um tanto confusa pelos avanços e recuos da narrativa. O terceiro ponto negativo diz respeito a duas personagens: uma despropositada e outra ridícula. Alf, o motorista da caravana de Domino nasceu e foi criado no Paquistão, aprendendo a fazer bombas enquanto crescia. A dada altura do filme aparece uma figura ridícula que ajuda Domino e companhia num acidente, a referida figura pode ser definida como uma espécie de profeta.

Mudando a imagem de menina boa, Keira Knightley não se safa muito mal, faz um papel diferente dos que nos tem habituado, mas ainda tem muito que aprender, por exemplo: nunca mais se meter num filme enfadonho como este.

® Isabel Fernandes

2 Comments:

At 1:06 da tarde, Blogger VSL said...

Podiam adicionar-nos á vossa lista de Blogues por favor.
http://portalcinema.blogspot.com

 
At 10:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eleição do Filme do Ano e Filme de Animação 2007

Caros leitores, á semelhança do ano passado, foi lançado hoje uma votação do "Filme do Ano", com uma lista dos filmes que consideramos ser os melhores de 2007, incluindo também este ano votação para o melhor filme de animação do ano (ver canto esquerdo). A lista tem os títulos somente em inglês para que os cibernautas de outros países possam também dar o seu voto. Podem só votar em um filme.

Pedro Afonso
(Responsável do blog)

Movie Of The Year and Animation Movie 2007
Like we made in last year, we put in this blog a web poll for the people vote in the "Movie Of The Year". And this time, you can vote also in the best "Animation Movie" of this year (in your left side).

Pedro Afonso
(The Blog Responsable)

 

Enviar um comentário

<< Home