terça-feira, abril 26, 2005

Antes do Amanhecer

Título Original:
“Before Sunrise”(1995)

Realização:
Richard Linklater

Argumento:
Richard Linklater & Kim Krizan

Actores:
Julie Delpy – Celine
Ethan Hawke - Jesse



Antes do Amanhecer é um daqueles filmes simples, cujo argumento acontece todos os dias em algum lugar do planeta: um estranho conhece uma estranha numa viagem de comboio, eles conversam um pouco, falam um bocado e quando o comboio pára na estação em que um deles tem de sair, acabam por desembarcar os dois maravilhados um com o outro. Trocam mais meia dúzia de piadas, avançam com perguntas e quando dão por eles estão-se a beijar num lugar romântico da cidade, apaixonados como nunca estiveram, e com um enigma que assombra os seus momentos de lucidez: "e depois disto? o que nos vai acontecer quando o avião e o comboio partirem? o que vai ser de nós?!"

A história pode ser a mesma do costume, mas o filme não é. Antes do Amanhecer tem qualidade pela simplicidade de como os dois protagonistas (o americano Jesse e a francesa Celine) se apaixonam, e acima de tudo pelo facto do filme não cair no melodrama que estes filmes românticos costumam cair, e que tanto os caracteriza.
Antes do Amanhecer também encontra pontos a seu favor nos diálogos mantidos entre os protagonistas ao longo do filme. Embora o que esteja ali a ser debatido como pano de fundo seja o amor, os temas abordados por Jesse e Celine variam entre morte, infância, rivalidade entre homens e mulheres, filosofia, entre outros. O amor entre ambos quase que não é debatido, porque é magistralmente demonstrado nos gestos, atitudes e troca de olhares, e porque é um sentimento que apesar de estar a dar-lhes felicidade naquele momento, eles sabem que aquele conto de fadas de um dia não vai ter o tradicional "foram felizes para sempre". Há uma viagem à espera de cada um deles. Há um oceano que os separará. E há um futuro que não é a dois.

O filme funciona ainda como uma visita guiada pela cidade bela e cinematográfica de Viena. Os protagonistas visitam variados locais turísticos da capital à medida que se conhecem, e em cada lugar a sua relação é intensificada.
É curioso ainda o segmento de cenas no final do filme, em que se vêem vazios os locais onde Jesse e Celine construíram o seu amor pouco a pouco. A ausência deles (re)lembra a importância que 24 horas têm. Num dia podemos conhecer a nossa alma gémea, ama-la, e perde-la involuntariamente.

A nível de representação Julie Deply está impar no papel de Celine, e de certa forma eclipsa a interpretação de Ethan Hawke. É como se a personagem Jesse não tivesse "pedalada" suficiente para a energia de Celine. Embora Ethan esteja bem em Antes do Amanhecer, em algumas cenas parece apenas ser o par de Julie, e não um dos protagonistas.

Em 2004 saiu a continuação desde filme (1995). Ao contrário de Antes do Amanhecer, a acção de Antes do Anoitecer passa-se desta vez na cidade de Paris, e foca o reencontro entre Jesse e Celine dez anos depois. E o quanto eles mudaram. Ou não...

® Fábio Guerreiro