sexta-feira, agosto 18, 2006

Uma Boa Mulher

Título Original:
"A Good Woman" (2004)

Realização:
Mike Barker

Argumento:
Oscar Wilde & Howard Himelstein

Actores:
Helen Hunt - Mrs. Erlynne
Scarlett Johansson - Meg Windermere
Stephen Campbell Moore - Lord Darlington
Mark Umbers - Robert Windemere


Baseada na obra de Oscar Wilde O Leque de Lady Windermere, Uma Boa Mulher conta-nos a história de Mrs. Erlynne (Helen Hunt), uma mulher audaz e tem a reputação de entreter homens ricos e casados. Deixando os seus problemas e contas por pagar em Nova Iorque, Erlynne parte para Itália á procura de Meg (Scarlett Johansson) e Robert Windermere - um dos casais mais bem sucedidos da sociedade. A sua chegada depressa começa a atrair diversos homens, entre os quais Lord Augustus (Tom Wilkinson). Mas aqui nem tudo é o que aparenta ser e rapidamente Erlynne se vê rodeada de um escândalo ao qual não falta sedução, traição e aparentemente lealdade.

Sendo uma adaptação de um livro de Oscar Wilde, o filme teria que apresentar um crítica satírica e um humor corrosivo e muito característico. Este objectivo foi claramente conseguido através dos diálogos inteligentes trocados entre as diversas personagens. E são precisamente esses diálogos e interpretações das personagens que conseguem superar algumas falhas no argumento, nomeadamente a montagem amadora e pouco fluída.

Quanto ás interpretações, estão ao nível que seria de esperar de Helen Hunt, Scarlett Johansson e Tom Wilkinson, ou seja, boas. No entanto, a melhor de todas foi a de Tom Wilkinson: o actor que realmente mostrou melhor a faceta irónica de Oscar Wilde.

No aspecto da realização, não contem com nada de extraordinário. É apenas um filme filmado como tantos outros, mas que nos revela um bem conseguido ambiente dos anos 30, com as altas sociedades e as suas festas caríssimas e onde reinava o álcool. Destaque também para as belíssimas paisagens da Riviera italiana.

Uma Boa Mulher não é portanto obrigatório, mas tem boas interpretações, uma banda sonora bem enquadrada e uma boa recriação de época. Além disso, consegue ser ironicamente agradável. E eu sempre gostei de filmes irónicos...

® Mário Lopes