domingo, dezembro 30, 2007

Amor Cão

Título Original:
"Amores Perros" (2000)

Realização:
Alejandro González Iñárritu

Argumento:
Guillermo Arriaga

Actores:
Emilio Echevarría - El Chivo
Gael García Bernal - Octavio
Goya Toledo - Valeria
Alvaro Guerrero - Daniel
Vanessa Bauche - Susana


Em 2000 o mexicano Alejandro González Iñárritu iniciou a sua carreira com “Amor Cão”, muito bem recebido pela crítica e levando alguns prémios em festivais. Este filme encetou a “trilogia da dor”, continuada com “21 Gramas” (2004) e completada com “Babel” (2006).

“Amor Cão” conta-nos três histórias interligadas por um brutal acidente de carro com que se inicia que desencadeia a narrativa fragmentada (que o realizador usa também nos filmes posteriores) de pessoas que não se conhecem mas têm algo em comum, para além dos cães, mas destes, mais adiante falaremos.

A primeira história é a de Octávio, que trai o irmão com Susana, a esposa deste, e tenta convencê-la a fugir com ele. Para isso começa a ganhar dinheiro através de Cofi, um rotweiller que impõe respeito, inscrevendo-o em lutas de cães, nas quais está em jogo muito dinheiro em apostas.

A segunda história é a de Daniel e Valeria. Daniel é um homem casado que deixa a mulher e as filhas para viver com Valeria, a modelo do momento. No dia em que celebram os seus primeiros momentos numa nova casa, Valeria sofre um brutal acidente de carro, cujas mazelas comprometem a continuação da sua carreira. O desaparecimento do cão dela através de um buraco no soalho da casa acaba por despoletar sentimentos de frustração já existentes entre o casal que abalam a sua relação amorosa.

A terceira história é a de El Chivo, um assassino profissional que vive como um vagabundo rodeado de cães e que suporta um passado doloroso no qual uma escolha errada deitou tudo a perder na sua vida. A amargura e os remorsos marcam os seus dias, quando, à distância, observa a filha que deixou quando ela tinha apenas dois anos.

O que é o amor? Esta é a pergunta que persiste nos três filmes de Iñárritu e em cada um deles o realizador mostra a multiplicidade de respostas que podem existir através das personagens. Estas partilham alegrias e tristezas, sofrimento, frustração, esperanças, sonhos e ambições. Um misto de sentimentos que o argumentista dos três filmes aqui mencionados, Guillermo Arriaga, tem conseguiu dosear em quantidade certa nas histórias interligadas das personagens.

“Amor Cão” é um filme não recomendado a pessoas que adorem os seus animais de estimação. As lutas de cães e o ambiente à sua volta são tão realistas que justificaram um aviso mesmo antes do filme começar, garantindo que nenhum animal foi realmente maltratado no decorrer das filmagens. Esta violência extrema, fruto da desumanidade dos homens, é o que por vezes se sobrepõe às histórias contadas e ameaça dominar o filme.

® Isabel Fernandes