sexta-feira, fevereiro 22, 2008

The Darjeeling Limited

Título Original:
"The Darjeeling Limited" (2007)

Realização:
Wes Anderson

Argumento:
Wes Anderson & Roman Coppola

Actores:
Owen Wilson - Francis Whitman
Adrien Brody - Peter Whitman
Jason Schwartzman - Jack Whitman


Três irmãos em viagem espiritual numa Índia de postal ilustrado, que apenas serve de cenário exótico ao caos que se vai seguir. Esse país estranho serve para isolar os três irmãos, obrigando-os a conviver uns com os outros, apesar das exacerbadas idiossincrasias que os caracterizam. Mas é também um filme sobre partilha e afinidade, de busca de um amor fraternal perdido, entre três irmãos que se afastaram uns dos outros após o funeral do pai, ao qual a mãe nem se deu ao trabalho de aparecer.

The Darjeeling Limited é um clássico filme de Wes Anderson, realizador/argumentista de Os Tenembaums e de Um Peixe Fora de Água, com o seu sentido de humor muito invulgar e os seus actores de marca, Owen Wilson, Bill Murray, Jason Schwartzman e Angelica Huston, aos quais juntou um Adrien Brody que resultou na perfeição. O trio de irmãos apresenta uma inesperada coesão na sua teia de manias e temperamentos e são eles quem verdadeiramente mantém este projecto como um divertimento acima da banalidade.

De mencionar a curta metragem Hotel Chevalier, que é apresentada antes do filme e como Parte 1 do mesmo, mas do qual é totalmente independente. Natalie Portman (que protagoniza com Jason Schwartzman a curta metragem) deslocou-se à Índia para meia hora de filmagens (ela tem apenas um cameo sem falas que dura 3 segundos em The Darjeeling Limited) e dez dias de turismo.

® Ricardo Lopes Moura