segunda-feira, agosto 07, 2006

Ferro 3

Título Original:
"Bin-jip " (2004)

Realização:
Ki-duk Kim

Argumento:
Ki-duk Kim

Actores:
Seung-yeon Lee - Sun-hwa
Hyun-kyoon Lee - Tae-suk
Hyuk-ho Kwon - Min-gyu
Jeong-ho Choi - Jailor


Tae-suk é um jovem que vagueia na sua mota em busca de casas vazias onde possa ficar alguns dias até que os donos regressem. Nunca rouba ou estraga nada dentro de casa. Simplesmente, guarda-a durante alguns dias, arranja objectos estragados e até lava a roupa. Um dia, escapa-se para uma casa rica e encontra o seu destino – uma mulher casada chamada Sun-hwa que sofre tormentos às mãos do seu marido. Enquanto Tae-suk se esgueira pela casa, Sun-hwa esconde-se no escuro e espreita-o silenciosamente. Nessa noite, Tae-suk acorda petrificado quando descobre Sun-hwa a olhar para ele. Vai-se embora. Mas, mesmo depois de partir, Tae-suk não consegue deixar de pensar nos olhos tristes e suplicantes de Sun-hwa. Quanto mais tenta esquecê-la, mais vívida se torna a imagem de Sun-hwa...

Kim Ki-duk é actualmente um dos nomes incontornáveis da novo cinema asiático, conseguindo à semelhança de Wong Kar-Wai, por exemplo, criar películas onde as imagens ditam a forma como decorre a narrativa, privilegiando a estética visual em detrimento dos diálogos. Cabe pois ao espectador tirar as suas conclusões e determinar o sentido metafórico que essas imagens representam.

Nesse sentido, é difícil classificar Ferro 3: è um filme sobre um amor platónico? Trata-se de uma abordagem espiritual à relação entre dois seres? O que é real e o que é sonho no filme? Todas estas questões surgem quando visionamos Ferro 3. Mas a verdadeira beleza da película está na contemplação do silêncio. Com poucos diálogos, recai sobre a dupla de protagonistas, a tarefa de elevar o filme às custas da expressividade facial, aliada à realização sublime de Ki-Duk.

Tal como em Spring, Summer, Fall, Winter… and Spring, o realizador coreano apresenta um retrato de caracterização de personagens baseando-se em diversos aspectos metafóricos e simbolismos. Se em “Spring, Summer, Fall, Winter… and Spring” a água simbolizava o elemento condutor da vida e as estações do ano simbolizavam as várias etapas da vida (desde a nascença ao desfalecimento), em Ferro 3, destaca-se o simbolismo de um taco de golfe – exactamente o taco Ferro 3. Curiosamente, é o taco de golfe mais forte e pesado, e também o mais difícil de usar e como diz o realizador, adapta-se bem à imagem do personagem masculino do filme Tae-Suk. Será porventura uma metáfora, querendo significar uma espécie de singularidade de Tae-Suk, bem como simbolizar uma certa marginalização em relação à sociedade?

Vencedor de inúmeros prémios, destacando o prémio de realização no festival de Veneza, Ferro 3 é um filme difícil de explicar por palavras. Só visionando-o é possível captar toda a arte cinematográfica da película e interiorizar o que Kim Ki-Duk pretende transmitir. O realizador conhece tão bem os personagens que nem necessita de recorrer aos diálogos. Kim Ki-Duk falando da personagem feminina Sun-Hwa:

"Somos todos casas vazias à espera de alguém que nos abra a porta e nos liberte. Um dia o meu sonho torna-se realidade. Um homem aparece como um fantasma e tira-me desta conformidade. E eu acompanho-o, sem dúvidas, sem reservas, até que finalmente encontro o meu destino.

É pois, arte cinematográfica pura, um festim para os sentidos, a confirmação de um talento seguro do cinema asiático. Altamente recomendável.

® Sérgio Lopes

5 Comments:

At 1:24 da tarde, Blogger gonn1000 said...

Não gostei, histórias de amor esotéricas e pretensiosas não me convencem.

 
At 2:24 da tarde, Blogger Sérgio Lopes said...

LOL Gonçalo. Já sei que não gostaste de 3-Iron. No entanto, achei um filme surpreendente e belo.

Abraço

 
At 3:02 da tarde, Blogger gonn1000 said...

Bem, ao menos que alguém goste :P

 
At 12:40 da manhã, Blogger Sérgio Lopes said...

Gonçalo, não foi alguém apenas... Foi muita gente que gostou deste filme. Tu é k foste dos poucos que n gostaste...

Abraço

Sérgio Lopes

 
At 5:04 da tarde, Blogger Sara Saraiva said...

Um filme fantástico...
Tudo é determinado por expressões...
Olhares...'sentimentos'...
Magnífico...

> Esse filme mexeu muito comigo...E está entre a lista dos 'meus' melhores...

 

Enviar um comentário

<< Home