sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Bobby

Título Original:
"Bobby" (2006)

Realização:
Emilio Estevez

Argumento:
Emilio Estevez

Actores:
Anthony Hopkins - John Casey
Helen Hunt - Samantha
Ashton Kutcher - Fisher
William H. Macy - Paul


No dia do assassinato do senador Robert F. Kennedy, candidato à presidência dos Estados Unidos, assistimos a diversas vivências quotidianas em redor do local do homicídio, o Hotel Ambassador, em Los Angeles, 1968. Vinte e duas pessoas mais ou menos anónimas, cada uma delas com uma pequena mensagem para deixar sobre a súmula da sua existência. Política, religião, sociedade, cada um vai deixando a sua semente, da qual brotará, no final, um discurso inflamado sobre o Estado da Nação e o que deveria ser feito para melhorá-la, da autoria do próprio Senador "Bobby" Kennedy.

A guerra no Vietname faz eco na guerra do Iraque, os problemas raciais que ainda assolam o país, a pobreza de uma outrora classe média desprezada pelas grandes corporações... São pérolas cheias de actualidade, ditas com a simplicidade com que a nós próprios nos surgem essas verdades, e que nos levam a perguntar porque são, ainda hoje, uma utopia. E essas palavras são ditas em voz off, por cima das imagens do atentado e do tumulto subsequente, imagens de um crime, dir-se-ia, contra a Humanidade.

As pequenas histórias que polvilham a trama lembram Raymond Carver e os seus Americanos, que Robert Altman adaptou para o cinema em 1993, mas num tom mais leve e inconsequente. Antigos funcionários do hotel que comentam os seus dias de ouro, dois jovens que se casam para que ele escape à recruta, mexicanos que se queixam de ser explorados pelos patrões brancos, dois voluntários da campanha de Bobby que experimentam LSD pela primeira vez.... No final, a desgraça que ensombra o dia e a América.

Emílio Estevez, irmão mais velho de Charlie Sheen e filho de Martin Sheen, não é um estreante na realização, mas também é verdade que só realizara três filmes desde 1986, e nenhum se conserva na memória atenta. Como treino, tem-se dedicado à realização televisiva. Dois episódios de CSI NY, um de Perto de Casa, e dois de Casos Arquivados. Escreveu e realizou Bobby, servindo-se de alguma da nata de Hollywood, incluindo no elenco o seu pai, Larry Fishburne, William H. Macy, Demi Moore, Helen Hunt e Heather Graham.

O resultado é simpático e traz uma mensagem, mas bem vistas as coisas e tendo em conta o destino daqueles que tentam mudar os Estados Unidos para melhor, não é muito animador.

® Ricardo Lopes Moura

2 Comments:

At 5:51 da tarde, Blogger Ricardo Lopes Moura said...

Isabel, altera por favor a minha assinatura de "Ricardo Moura" para "Ricardo Lopes Moura", pois é assim que assino, como comprovas facilmente no meu blog.

obrigado :)

 
At 11:27 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Emilio Estevez é mais um que pega carona na linha "atores que estão virando diretores". Pretendo ver Bobby mais por curiosidade do que por tratar-se de um bom filme.

(http://claque-te.blogspot.com): Perfume - A História de um Assassino, de Tom Tykwer.

 

Enviar um comentário

<< Home