quarta-feira, outubro 03, 2007

Close to Home

Título Original:
"Karov La Bayit" (2005)

Realização:
Vardit Bilu & Dalia Hager

Argumento:
Vardit Bilu & Dalia Hager

Actores:
Neama Shendar - Mirit
Smadar Sayar - Smadar


Apesar de ser uma obra de duas realizadoras israelitas, "Close To Home" (Karov la Bayit) não está, ao contrário de outros títulos provenientes das mesmas origens, particularmente interessado em analisar o conflito israelo-árabe, ainda que essa questão acabe por ter um inevitável impacto na narrativa. Em vez disso, Vidi Bilu e Dalia Hager preferem centrar-se na relação de duas jovens que cumprem o serviço militar em Jerusalém e nos problemas que surgem quando nem sempre seguem as medidas de uma disciplina rigorosa e exigente.

De temperamentos e vivências bastante distintos, Mirit e Smadar são encarregues de fazer a patrulha juntas e, embora o trabalho de equipa não comece de forma muito promissora, aos poucos vai conduzindo a que nasça uma forte, ainda que conturbada, ligação entre as duas. Mirit, retraída e cumpridora das normas, contrasta com a postura rebelde e algo austera de Smadar, mas à medida que se vão conhecendo as duas vão também sofrendo ténues mudanças de atitude e influenciando-se mutuamente.

Filme de ambições modestas mas pontuado por uma inteligência e depuração consideráveis, "Close To Home" é um drama que foca um quotidiano dominado pela constante suspeição de perigo, uma vez que tem como palco o coração de Jerusalém. As vidas das protagonistas são, assim, caracterizadas por um desejo de fuga às obrigações impostas por um sistema em relação ao qual têm dúvidas, mas a que têm de aderir.

Conjugando intensidade dramática e uma saudável leveza - há diversos momentos de um humor contido e perspicaz - esta primeira obra revela uma dupla de realizadoras a ter em conta e um não menos meritório trabalho interpretativo das duas jovens protagonistas. Não sendo um filme excepcional, assinala uma estreia fresca e escorreita, o que já basta para que seja um dos que merecem ser aplaudidos.

® Gonçalo Sá