domingo, dezembro 16, 2007

Janela Indiscreta

Título Original:
"Rear Window" (1954)

Realização:
Alfred Hitchcock

Argumento:
John Michael Hayes, baseado na história de Cornell Woolrich

Actores:
James Stewart – L.B. “Jeff” Jeffries
Grace Kelly – Lisa Carol Fremont
Thelma Ritter – Stella
Wendell Corey – Thomas J. Doyle.


Qual o realizador capaz da proeza de rodar um filme inteiro no mesmo cenário, conseguindo transmitir o suspense contínuo da história ao espectador? Hitchcock, claro! Corriam os anos cinquenta quando o realizador filmou “Janela Indiscreta” com dois dos actores que mais participaram nos seus filmes: James Stewart (“A Corda”, “Vertigo: A Mulher Que Viveu Duas Vezes”, “O Homem que Sabia Demais”) e Grace Kelly (“Chamada para a Morte”, “Ladrão de Casaca”).

Com uma perna partida em consequência da sua última “aventura” como fotógrafo profissional, Jeff é obrigado a ficar de cadeira de rodas com a perna engessada, dependendo dos cuidados da enfermeira Stella e da deslumbrante e chique namorada, Lisa. Durante este tempo Jeff ganhou o vício (que se transforma numa obsessão) de estar sempre à janela a espreitar a vizinhança.

Ao observar durante algum tempo dois novos residentes, um vendedor e a sua esposa doente, um dia Jeff nota a ausência dela e convence-se de que o marido a matou. A obsessão de Jeff acaba por envolver a sua namorada numa arriscada investigação dos movimentos suspeitos do suposto assassino.

Vemos este filme sob a perspectiva de uma espécie de voyeur que é Jeff, a partir das quatro paredes da sala do seu modesto apartamento. Através dele conhecemos os hábitos dos vizinhos: uma escultora anti-social; uma bailarina; uma mulher solitária(apelidada de “Miss Coração Solitário”) à espera do homem perfeito; um jovem par de recém-casados; um pianista frustrado com a sua falta de inspiração para compor música e um casal que trata o cão como um filho.

Um pouco disfarçada neste thriller está uma história de amor. Jeff viaja pelo mundo para tirar fotografias e não quer deixar de fazer isso para se casar, embora ame Lisa. Esta porém não desiste dele e tenta fazê-lo entender que as diferenças de estatuto social entre eles não importam, e que ela é a mulher certa para ele. Se pensarmos, a vida dos vizinhos pode simbolizar futuros possíveis para a relação entre Jeff e Lisa: podem ficar solitários como a "Miss Coração Solitário" ou casar-se e passar os dias no quarto como o jovem casal que mal aparece à janela.

“Janela Indiscreta” tem toda uma série de elementos interessantes que me permitem dizer que este é um dos melhores filmes de Hitchcock e que vale a pena ser visto e “revisto”.

® Isabel Fernandes

2 Comments:

At 9:00 da tarde, Blogger Paulo Pereira said...

Sem dúvida. É um filme com a assinatura do mestre do suspense, conseguindo criar uma tensão psicológica inigualável, com a situação do protagonista a ser quasre clautrofóbica, num brilhante exercício de cinema.

Imperdível!

 
At 2:00 da tarde, Blogger Cataclismo Cerebral said...

Gosto deste filme, mas não o classifico como sendo um dos melhores trabalhos do mestre. Acho até que é algo sobrevalorizado (e isto vem de alguém que é fã da obra de Hitchcock).

Cumprimentos

 

Enviar um comentário

<< Home