domingo, novembro 20, 2005

Joga como Beckham

Título Original:
“Bend it like Beckham” (2002)

Realização:
Gurinder Chadha

Argumento:
Gurinder Chadah, Guljit Bindra & Paul Mayeda Berges

Actores:
Parminder Nagra – Jess Bhamra
Keira Knigthley – Jules Paxton
Jonathan Rhys-Meyers – Joe
Anupam Kher – Mr. Bhamra

Sem dúvida que o futebol é o desporto-rei seja em Portugal (é pena que os restantes desportos não recebam tanto atenção), seja noutros países como a Inglaterra, onde se inspira e expira futebol no dia-a-dia. Neste filme da realizadora Gurinder Chadah vemos destacada a figura de um dos jogadores mais mediáticos do mundo (senão mesmo o mais mediático): David Beckham, quando ainda jogava no Manchester United. O jogador não aparece no filme, mas sentimos sempre a sua presença como incentivo à protagonista para que siga em frente com o seu sonho que é justamente “jogar” como Beckham.


Jess (Jesminder) Bhamra é uma adolescente indiana que reside em Londres e é fã do jogador, suspirando diante do televisor quando há transmissões de jogos de futebol e desabafando para os posters que foram as paredes do seu quarto. Mais do que um ídolo Beckham é o estímulo do seu sonho de ser jogadora de futebol profissional. O problema está no conservadorismo dos seus pais, principalmente da mãe que insiste para que ela deixe de lado o seu sonho infantil e siga tal como a irmã Pinky (apesar desta secretamente deixar de lado os princípios rígidos) o que está predestinado a uma mulher nascida no seio de uma família que segue a tradição hindu: ser uma esposa respeitável e perfeita, para evitar maus comentários por parte da família e da comunidade.

No entanto o gosto pelo desporto-rei está enraizado na família, visto que o pai de Jess fora jogador de futebol, mas devido a um determinado problema teve de desistir do seu sonho. A família de Jess funciona como que um estereótipo dos imigrantes indianos em Londres. Ás escondidas, Jess e um amigo de infância jogam futebol com alguns rapazes do bairro que admiram o talento “futebolísco” da jovem. É num desses jogos que Jules (Juliet) Paxton, uma outra adolescente que adora futebol, fica encantada ao vê-la jogar e convence-a a entrar para a sua equipa de futebol profissional feminino, treinada pelo simpático Joe. Apesar da mãe de Jules não gostar do seu estilo maria-rapaz, o pai da jovem mostra orgulho nela e tenta convencer a mulher a deixar que a filha siga uma carreira no desporto.


Joga como Beckham deixa a desejar por um lado o modo de filmar (há falhas especialmente nas jogadas e fintas brilhantes das jovens), e por outro lado existem as semelhanças com telefilmes com desfechos previsíveis, nomeadamente da Disney. Temos o mesmo público-alvo: adolescentes e a mesma intenção moralizadora: seguir sempre os nossos sonhos. Contudo é interessante a abordagem por vezes cómica à situação dos imigrantes (muitos já de terceira geração) em Londres e do choque das suas culturas com a cultura ocidental representada por essa cidade. Cada tradição cultural existente nas várias famílias de imigrantes confronta-se por vezes – no caso de Jess – com o estilo de vida londrino que promove o quebrar das regras em virtude de uma maior emancipação feminina. Por tudo isto Joga como Beckham, ao contrário do que parece, não é só um filme de desporto, como muitos poderão pensar, mas um filme que fala de pessoas e dos seus sonhos e frustrações na cultura em que nascem e na cultura do sítio em que escolhem viver.

® Isabel Fernandes

1 Comments:

At 3:44 da tarde, Blogger gonn1000 said...

Simpático, bem-intencionado e razoavelmente divertido... 5/10, pois então.

 

Enviar um comentário

<< Home