terça-feira, janeiro 31, 2006

As Bonecas Russas

Título Original:
"Les Poupées Russes" (2005)

Realização:
Cédric Klapisch

Argumento:
Cédric Klapisch

Actores:
Romain Duris - Xavier
Kelly Reilly - Wendy
Audrey Tautou - Martine
Cécile De France - Isabelle Wauquaire


Há três anos conhecemos Xavier, em Residência Espanhola. Cinco anos depois acompanhamos a sua vida cosmopolita, profissional e amorosa, na entrada na idade adulta. Cédric Klapisch traz-nos uma história de amor diferente e intensa, sem clichés, e onde os ares de Paris, Londres e São Petersburgo vão inspirando Xavier e o espectador.

Os filmes europeus estão cada vez mais apetecíveis. A relação entre qualidade, inovação na realização e proximidade com a maioria dos espectadores atinge níveis muito satisfatórios, apesar de se verificar, nos últimos tempos, uma descida geral do número de espectadores nas salas – talvez motivado pela crise económica.
Cédric Klapisch traz-nos novamente uma história de amor, original, a um ritmo acelerado, sem clichés e europeia. A sequela do promissor, irreverente, actual e muito… europeu, Residência Espanhola contém os mesmos ingredientes que o filme anterior. Apesar de entrarmos agora numa fase mais madura e de problemas diferentes na vida do personagem central no filme, Xavier (interpretado por um actor promissor: Romain Duris), percebemos, claramente, que a experiência de Erasmus intensa que ele teve no primeiro filme mudou-lhe a vida.
Depois do ano frenético que o francês Xavier viveu em Barcelona (onde tentou estudar e divertir-se) e em que conheceu uma britânica fascinante, Wendy (Kelly Reilly), um italiano ‘amalucado’ (Frederico d’Anna), entre outros: espanhóis, alemães, holandeses; Agora Xavier vive em Paris, onde conseguiu tornar-se escritor, embora não tal e qual como desejava – escreve novelas.

A sua ex-namorada Martine (Audrey Tautou) é apenas uma amiga, agora mãe solteira, e, ele, vive na busca difícil da mulher perfeita, saltando de relação em relação, sem nada que o prenda verdadeiramente. Sente-se um pouco perdido na nova realidade de jovem independente. Com espírito de aventura assistimos ao seu relacionamento incerto com a ex-namorada, os relacionamentos fortuitos em França que não dão em nada.
Mas uma proposta para trabalhar com argumentistas ingleses vai juntá-lo, em Londres, com a amiga inglesa do Erasmus de Barcelona, Wendy – com uma cara tão bonita, mas com pernas algo tortas, como o realizador faz questão de frisar com a filmagem. A partir daí volta a sentir prazer na sua escrita e acaba, sem querer, por se apaixonar pela amiga que tentava acabar uma relação tempestuosa com o ex-namorado. Ao mesmo tempo que escreve o argumento da novela em Londres, vem de vez em quando a Paris para escrever uma biografia sobre uma modelo de 24 anos. Como se torna seu confidente, acaba por se envolver pela mulher perfeita (fisicamente) – um dia antes de se envolver com Wendy.

Uma viagem a S. Petersburgo para assistir ao casamento do irmão de Wendy, William, também seu amigo da experiência Erasmus vai ensinar-lhe que os sonhos de namorar uma mulher deslumbrante não fazem de uma mulher fisicamente perfeita, a mulher perfeita para si. E daí vem o termo que dá o nome ao filme: ele procura a última boneca russam naquela sucessão de bonecas russas que existem, aquela que é a perfeita e última para ele. Será que vai encontrar? Nem ele nem nós sabemos…
Destaque ainda para as constantes alusões à imaginação fértil de Xavier e à temática das relações lésbicas, representadas pela amiga de Xavier, Isabelle Wauquaire.

® João Tomé