quarta-feira, dezembro 28, 2005

Quinteto da Morte

Título Original:
"The Ladykillers" (2004)

Realização:
Ethan Coen & Joel Coen

Argumento:
William Rose, Ethan Coen & Joel Coen

Actores:
Tom Hanks - Professor G.H. Dorr
Irma P. Hall - Marva Munson
Marlon Wayans - Gawain MacSam
J.K. Simmons - Garth Pancake


Autores de títulos emblemáticos como Fargo, Blood Simple ou Barton Fink, os irmãos Coen possuem uma considerável obra que se distingue por uma peculiar combinação de suspense, humor ácido e um gosto pela desconstrução de modelos clássicos do cinema (thriller, film noir ou mesmo o musical). Se no seu filme anterior, Crueldade Intolerável, a dupla se dedicava a trabalhar os códigos da comédia romântica/screwball, em O Quinteto da Morte os azimutes desviam-se agora para territórios ligados aos filmes-de-gangsters e de golpe

Remake de O Quinteto Era de Cordas, clássico de humor britânico realizado em 1955 por Alexander Mackendrick, a mais recente proposta dos Coen retrata as aventuras de cinco ladrões e o seu plano para programar um grande assalto. Aparentando ser um grupo musical, a pandilha de criminosos instala-se em casa de uma velhinha com o intuito de usar a sua cave como centro estratégico. No entanto, os acontecimentos não decorrem conforme o previsto e surgem diversas situações que colocarão em causa o sucesso do plano.
Como grande parte das obras dos realizadores, a acção de O Quinteto da Morte decorre no interior dos EUA, e desta vez centra-se numa comunidade negra sulista. Aqui, o remake difere do modelo original, que se desenrolava em Londres. A atmosfera ligeiramente sinistra do filme recorre a sonoridades gospel para retratar os ambientes recônditos e isolados da América profunda.

Os Coen mantêm o gosto por personagens absurdas e irreais, geradoras de alguns gags certeiros e engenhosos. A equipa de ladrões é constituída por um grupo de profissionais do crime frustrados, incluindo um gigante pouco inteligente, um oriental sisudo, um negro tagarela, um criminoso adoentado e o mentor Goldthwait Higginson Dorr, um requintado manipulador (interpretado por um irreconhecível Tom Hanks). Como principal ameaça aos projectos do gang destaca-se Marva Munson (uma convincente Irma P. Hall, vencedora do Prémio do Júri no Festival de Cannes 2004), a inofensiva (?) velhinha negra que insiste em frustrar as expectativas dos criminosos.

Esta galeria de figuras pitorescas é suficientemente competente para oferecer uma série de cenas de humor bem-conseguidas, sobretudo nos momentos que focam Tom Hanks e Irma P. Hall, mas não há nenhuma personagem que ultrapasse a unidimensionalidade de traços demasiado caricaturais. Os actores conseguem disparar ocasionais diálogos inspirados e contagiantes, mas encontram-se também algumas cenas que se apoiam num tipo de humor mais banal e desinteressante.

No seu conjunto, O Quinteto da Morte torna-se assim num filme desequilibrado e irregular, não estando ao nível de trabalhos anteriores dos realizadores, que apresentavam um maior esforço em arriscar e desbravar novos territórios. Os elementos irónicos e subtis que se esperaria encontrar numa comédia negra não surgem tanto quanto deveriam, dando lugar a cenas de humor mais previsíveis e tipificadas.

Enquanto simples entretenimento, O Quinteto da Morte consegue atingir um nível competente e razoável, mas não contém a carga provocadora e satírica de outros filmes dos Coen (o relativamente recente Crueldade Intolerável oferecia um resultado final bem mais consistente, ousado e refinado). Apesar de ser uma comédia simpática e curiosa, esta nova proposta da dupla de realizadores raramente ultrapassa a mediania e não se engloba entre as obras mais memoráveis do duo. Eficaz, a espaços divertida, mas pouco surpreendente.

® Gonçalo Sá

3 Comments:

At 5:02 da tarde, Blogger Sérgio Lopes said...

Eu achei o filme detestável. Desculpa Gonçalo mas é o termo que consigo arranjar para definir o filme. Já o filme "Fargo" achei demasiado sobrevalorizado, por isso não tenho os Irmãos Cohen como realizadores recomendáveis...

1 abraço.

Sérgio Lopes

 
At 4:15 da manhã, Blogger Marcus Vinícius said...

Não gostei muito do filme também. Dos irmãos Coen prefiro "E aí irmão, cade você?", principalmente a trilha sonora.

Se me permitem, gostaria de fazer uma sugestões aos editores do blog. Antes de tudo, adorei o cine7, nota dez, bem legal e completo, mas acho que: 1- poderia ter, se já não teve, nos diretores algo sobre o Kieslowski e 2- nos filmes dos anos 70, não tá faltando o "The Godfather" e o "2001"?

Meus parabéns e abraços.

 
At 2:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Estou a ver que fui o único a gostar do filme :| lol. Dava-lhe 7/10.

Abraços

 

Enviar um comentário

<< Home