sábado, setembro 03, 2005

Terra de Ninguém

Título Original:
"No Man's Land" (2001)

Realização:
Danis Tanovic

Argumento:
Danis Tanovic

Actores:
Branko Djuric - Chiki
Rene Bitorajac - Nino
Filip Sovagovic - Cera


Terra de Ninguém é o filme que “roubou” o tão esperado Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2002 ao tão aclamado O Fabuloso Destino de Amélie de Jean-Pierre Jeunet. A surpresa foi geral, mas a verdade é que aquele que à partida seria o vencedor da estatueta, viu-a a ser entregue ao realiador Danis Tanovic. Lembro-me de não ter ficado muito surpreendida, pois vi os dois filmes antes da entrega dos Óscares e ambos seriam merecedores da estatueta. Jeunet já trazia consigo uma notoriedade enorme, e Tanovic conseguiu projectar-se após este prémio. Mas Também é verdade que muita gente ficou indignada, mas lá se resignou a ver o tal filme onde falavam naquela “língua esquisita, o servo-croata...”. Praticamente toda a gente (mas para toda a regra existe a excepção) rendeu-se à história deste filme.

E então, sobre o que é que este filme trata? Terra de Ninguém retrata o conflito bélico dos territórios balcânicos onde a Bósnia Herzegovina e a Sérvia se defrontaram. Aquela é conhecida por a terra de ninguém onde a guerra, a paz, o humor, o ódio, as redenções, capturas, tiros e bombas, vida e morte se misturam. Este filme mostra a atrocidade da guerra e dos interesses (e ainda pior ... dos desinteresses) das altas instâncias, ou seja, aqui são retratados os dois lados da guerra: os servo e os croatas. Mas o filme também mostra a acção dos capacetes azuis, que estão sempre debaixo das ordens dos superiores, que têm de pedir autorização aos superiores e por aí adiante...o filme mostra ainda a sede e calculismo dos jornalistas que tentam todos os meios para conseguir o seu excluisivo, não importando o que isso poderá implicar ou as consequências disso.

O filme todo roda na figura de três personagens, um trio de soldados que ficaram presos entre duas frentes inimigas. Cera enquanto estava inconsciente depois de ter sofrido um ataque dos inimigos, foi colocado sob uma mina, para quando os seus companheiros o fossem resgatar, fossem todos pelo ar. Chiki observava tudo escondido, observava o que estavam a fazer ao seu amigo, mas por estar desprotegido e pelo facto de serem dois soldados inimigos contra ele sozinho. Nino é um novato, muito desastrado e pouco habituado às lides bélicas, assiste à operação do colega (de colocar a bomba debaixo do inimigo).
Uma grande reviravolta se dá e Nino perde o seu colega, ficando sozinho com o seu rival. Situações que roçam a troça, a birra, duelos e pequenas partidas levam ás duas frentes a ficarem confusas e sem perceberem que homens são aqueles, é então que os capacetes azuis (cheios de sede de acção e de poderem ajudar) entram em acção ...

Para além do Óscar, Terra de Ninguém também foi vencedor dos seguintes prémios: Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Argumento no Festival de Cannes.

® Inês Montenegro