domingo, novembro 25, 2007

Beowulf

Título Original:
"Beowulf" (2007)

Realização:
Robert Zemeckis

Argumento:
Neil Gaiman & Roger Avary

Actores:
Ray Winstone - Beowulf
Robin Wright Penn - Wealthow
Anthony Hopkins - Hrothgar
John Malkovich - Unferth
Angelina Jolie - Mãe de Grendel


A história do lendário guerreiro Beowulf, que remonta ao ano 507 d.C., contada no mais antigo poema épico escrito em língua inglesa e que outrora inspirou a obra de Tolkien, inspira agora o filme de Robert Zemeckis, realizador de filmes tão diferentes como "Forrest Gump" (1994) e “The Polar Express” (2004).

No seu reino gelado em terras nórdicas, o Rei Hrothgar e os seus súbitos são atormentados por um demónio chamado Grendel, que os ataca sempre que ceiam e festejam com música num salão. Ansiando pela chegada de um herói, as preces do rei são ouvidas com a chegada de Beowulf, vindo de um turbulento mar com os seus guerreiros.

Dotado de muita força e engenho Beowulf consegue matar Grendel, despertando a fúria infernal da sedutora mãe do monstro, que jura vingança. Com o seu feito, Beowulf torna-se no herói do reino e apaixona-se pela rainha Wealthow, mas por respeito ao rei, os dois guardam para si mesmos os seus sentimentos.

O que salta à vista neste filme é mesmo o tratamento da imagem em 3D que é até agora um dos melhores já vistos, conseguindo tornar as personagens quase reais, de tal forma que algumas vezes no filme não sabemos se estamos perante o actor ou a personagem que interpreta. Será que, num futuro próximo, as animações de 3D dispensarão o trabalho dos actores?

Contudo faltou uma coisa muito importante: tratar do conteúdo, da história em si, que é bastante comum à de outros filmes. Na verdade o Beowulf deste filme tem mais de anti-herói do que de herói, apesar da sua virilidade que nunca é posta em causa, cada vez que relata as suas façanhas, conta numa versão diferente de forma auto-elogiar-se. O rapaz estima bastante o seu ego. Ao contrário dos heróis gregos que eram filhos de deuses com mulheres, este conta apenas com a força do seu corpo, sem poderes especiais. Beowulf é bem humano e é justamente nas mulheres que está o seu ponto fraco e a sua perdição.

® Isabel Fernandes