sexta-feira, maio 27, 2005

Identidade Desconhecida

Título Original:
"The Bourne Identity" (2002)

Realização:
Doug Liman

Argumento:
Tony Gilroy, W. Blake Herron & Robert Ludlum

Actores:
Matt Damon – Jason Bourne
Franka Potente – Marie Helena Kreutz
Chris Cooper - Alexander Conklin
Clive Owen - The Professor



O ano de 2002 foi para mim um ano muito marcante a nível de surpresas cinematográficas dentro do género acção! Quando julgava que não mais podia ser surpreendido dentro desta categoria, vindo do nada, surge um dos mais inteligentes filmes de acção que alguma vez vi, The Bourne Identity.

O filme centra-se na história de homem encontrado no mar por um grupo de pescadores. Sem saber muito bem o que aconteceu ou tão pouco quem ele é, Jason Bourne (será de facto este o verdadeiro nome?) encontra-se apenas na posse de um número de conta de um banco e é a partir daqui que ele tenta descobrir o que é que lhe aconteceu. Perseguido pela C.I.A. Bourne rapidamente apercebe-se que há mais por trás da sua vida do que ele poderia alguma ver imaginar!

Para quem leu os livros de Robert Ludlum sobre esta mesma personagem o argumento irá surpreender pela sua fidelidade ao romance.

A surpreendente combinação de indivíduos neste filmes a todos os níveis é de facto estranha mas a verdade é que funciona. O realizador, Doug Liman, por exemplo tinha anteriormente realizado um filme como Go, também ele espectacular, mas muito diferente em conteúdo deste The Boune Identity. Ver um actor com Matt Damon entrar num filme de acção foi também, no mínimo, estranho. Mas a conclusão é que tudo funciona, muito bem, acabando este filme por ser uma brilhante amostra do que poderiam ser os 007 nos tempos que correm e não conseguem ser! Com uma história inteligente, uma realização dinâmica e objectiva e contando com uma performance extremamente convincente de Matt Damon e restante elenco, esta obra foi indiscutivelmente a grande surpresa de 2002 para mim e, em conjunto com Minority Report, About A Boy, Puch Drunk Love e TLOTR: The Two Towers, um dos melhores filmes com que fomos presenteados nesse mesmo ano!

Para concluir deixo aqui uma referência à edição nacional do DVD (não a primeira mas sim a segunda edição) que possui dois discos e encontra-se recheada de extras. Não sei se ainda continua mas ainda à muito pouco tempo encontrava-se ao espantoso preço de 7,99€, ou seja, uma oportunidade a agarrar se tiverem tal oportunidade.

® Bruno Sá