segunda-feira, maio 15, 2006

Gritos e Sussurros

Título Original:
"Viskningar och rop" (1972)

Realização:
Ingmar Bergman

Argumento:
Ingmar Bergman

Actores:
Harriet Andersson -Agnes
Kari Sylwan - Anna
Ingrid Thulin - Karin
Liv Ullmann - Maria


Um drama familiar acontece numa mansão do século XIX. Karin e Maria cuidam da sua irmã Agnes, terrivelmente doente com cancro, juntamente com a criada Anna. Através de flashbacks, as vidas das irmãs vão sendo apresentadas e descritas como sendo cheias de mentiras e enganos, orgulho, maldade, culpa e amor proibido. A doença terminal de Agnes apenas desperta a aversão das irmãs e só a criada Anna reconforta a pobre doente.

Agnes., Karin e Maria e… Anna. Quando o filme começa, Agnes geme de dor. Tem um cancro que o realizador Ingmar Bergman faz questão de enfatizar através dos gritos lancinantes e dos gemidos que Agnes sente. Neste momento o espectador está incomodado e solidarizado com a dor insuportável sentida por ela. E ninguém sabe o que fazer para acalmar esse estado de dor.

De facto, Ingmar Bergman, cria talvez o seu filme mais emocional, através do estudo perturbante de uma família burguesa e disfuncional incapaz de lidar com o facto da morte e escondendo segredos e mentiras terríveis. Bergman descreve as duas irmãs Karin e Maria como seres monstruosos: Karin é fria, incapaz de ter um gesto de carinho e compreensão, insensível e neurótica. Através de flashbacks vemo-la a mutilar os seus órgãos genitais com um pedaço de vidro apenas para não ter relações sexuais com o marido (!). Maria é bela mas manipuladora, teve um caso com o médico de Agnes e sempre foi a preferida das três irmãs, pela mãe. Ambas sentem algum repúdio pela irmã doente e por elas próprias.

Nenhuma das irmãs sente o verdadeiro amor pela irmã moribunda Agnes, que apenas sente conforto nos braços da criada de longos anos Anna. O filme tem muitas cenas de antologia, mas a cena em que Anna tira a roupa para Agnes se deitar nos seus seios e tentar de alguma forma acalmar a sua dor, é marcante e taxativa sobre a importância da criada no conforto e carinho que só ela proporcionava à doente Agnes.

O filme praticamente não tem partitura sonora o que aumenta o realismo e cria um ambiente soturno de morte iminente. Só em determinados momentos se ouvem algumas composições musicais de Chopin. O constante uso da cor vermelha para além da óbvia associação com sangue, para além de ser a cor da visão da alma humana, para Ingmar Bergman.

Cries and Whispers é um filme de difícil visualização, deprimente, perturbador e que mexe com os sentimentos do espectador. Por outro lado é uma obra-prima em todos os sentidos, um filme de imprescindível visualização do cineasta que melhor estudou as profundezas da alma humana

Ingmar Bergman a descrever o filme: "Acredito que o filme consiste neste poema: Um ser humano morre, mas como num pesadelo fica preso a meio caminho e pede misericórdia, carinho, compreensão, algo… Dois outros seres humanos estão lá e as suas acções estão relacionadas com a morte, a não-morte, morte. A terceira pessoa salva-a por gentilmente a confortar, para que encontre a paz que tanto necessita, por embarcar com ela parte do caminho.

® Sérgio Lopes

5 Comments:

At 8:27 da manhã, Blogger Francisco Mendes said...

Vi "Viskningar och rop" com 8 anos e chorei imenso. Desde então revisito esta obra de Bergman de 5 em 5 anos... é um culto imortal, uma portentosa obra intimista que se impregnou no meu âmago.

Abraço Sérgio.

 
At 12:09 da manhã, Blogger Sérgio Lopes said...

Ya Francisco. Eu vi-o recentemente na minha odisseia Bergmaniana e fiquei siderado. Não tenho palavras para o descrever. Mexe com qualquer um, mesmo tendo em conta que já vi centenas de filmes e poucos me impressionam neste momento. Mas Cries and Whisper é marcante e incrivelmente belo e ao mesmo tempo perturbante.

Abraço

 
At 3:57 da tarde, Blogger Juom said...

É muuuuuito complicado assistir a este filme sem ter aquela sensação de estar a levar constante porrada no estômago. Genial, do princípio ao fim, mas também terrivelmente brutal na forma como evoluem as relações entre as personagens maravilhosamente escritas. Brilhante obra de um génio imortal.

 
At 7:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

poxa! já procurei este filme como louco para locar ou comprar!! nunca encontro!! alguem pode me dar uma dica????

 
At 12:14 da tarde, Blogger Luci said...

Comprei uma cópia original nas Livrarias Curitiba.Foi remasterizado .O DVD inclui toda as biografias e filmografia de Ingmar Bergman.

 

Enviar um comentário

<< Home