sábado, agosto 13, 2005

Christiane F.

Título Original:
"Christiane F - Wir Kinder vom Bahnhof Zoo" (1981)

Realização:
Uli Edel

Argumento:
Kai Hermann & Horst Rieck

Actores:
Natja Brunckhorst - Christiane
Thomas Haustein - Detlev
Jens Kuphal - Axel



Christiane F. é baseado no livro Os filhos da Droga, um relato real sobre uma adolescente de 13 anos que descobre um mundo negro cedo demais.

Christiane vive em casa com a sua mãe que está separada do seu pai, e vê-se abandonada pela irmã que prefere ir viver com o pai. Enquanto isso, nas ruas de Berlim a discoteca Sound faz muito sucesso e Christiane, apesar de não ter idade para a frequentar, consegue enganar os seguranças. A partir deste momento a jovem apaixona-se por Detlev e entra numa vertiginosa descida ao inferno - o mundo das drogas. Esta adolescente começa por pequenas trips, alguns charros, e desta maneira vai-se deixando prender nas perigosas teias. Apaixonada por Detlev, tenta acompanhando-o na sua evolução nas drogas. Apesar de ele a advertir para o perigo de ela ficar viciada e poder fazer-lhe mal, Christiane é renitente nas suas ideias.
É depois de uma do concerto de David Bowie que Christiane dá o seu primeiro chuto. E como depois da primeira não há volta a dar, a direcção é sempre mais fundo, mais fundo. Detlev prostitui-se para conseguir dinheiro para a próxima dose, para não ficar de ressaca. Por seu lado Christiane, desesperada, também começa a prostituir-se, uma maneira fácil de ganhar dinheiro para as suas doses e para Detlev também.

O cantor David Bowie é alias uma figura importante no filme, pois ele o ídolo de Christiane, já que é nas suas músicas que a jovem se refugia, tanto no seu quarto como no concerto.“We can be heros just for one day” é o pano de fundo do primeiro assalto, da primeira fuga à policia de Christiane e Detlev, dando a ilusão de uma cena mais romântica que criminal, mas que funciona muito bem. Aliás David Bowie é presença bem marcante ao longo de todo o filme já que grande parte da banda sonora foi composta por ele e Brian Eno, que também tem uma participação sua durante o concerto que Christiane assiste.

O filme tem poucos diálogos e retrata uma geração que pouco ou nada sabia sobre as drogas. É um filme duro e frio, que não se contém perante cenas de ressaca ou de tentativas de recuperação, e que mostra a realidade de uma forma não muito floreada por maneirismos cinematográficos ou demasiados eufemismos, e por tal razão é um filme que me agrada bastante.
Soube também que o realizador na altura da rodagem do filme não tinha autorização das autoridades, e muitas vezes tiveram que filmar o filme à pressa por terem que fugir à policia, e assim também eles souberam na pele o que era estar “contra” a lei.

Natja Brunckhorst esteve muito bem ao desempenhar o papel desta adolescente inocente e decadente, desde a revolta de pintar o cabelo de vermelho até ao auto flagelo representado na tatuagem (igual à do seu namorado). Tanto ela como Thomas Haustein demonstram o seu grande valor como actores, pois apesar de serem amadores têm ambos um grande desempenho neste filme.

O filme ganhou o prémio 'Most Popular Movie' no Festival internacional de Cinema de Montreal em 1981.

® Inês Montenegro

12 Comments:

At 11:52 da manhã, Blogger luis said...

hi, very nice and interesting blogg.

 
At 1:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

gostava de ter esse filme para o ver outra vez...onde o posso encontrar???
brigado

 
At 12:33 da manhã, Anonymous Anónimo said...

o resumo é muito bom! adorei!
e adorava ver o filme e como posso encontrá-lo cá em portugal?
ficaria bastante grato se alguém sabe como encontrar o filme :D
obrigado

 
At 10:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

vi o filme e gostei apesar de ser de drogas ta muito bem feito muitos parabens

 
At 12:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

li o livro e adorei gostaria muito de ver o filme mas nao sei onde encontra-lo em lisboa. como posso saber onde encontra-lo?
gostaria imenso que me ajudassem, anseio pela resposta. obrigado.

 
At 5:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

desejo rever mais uma vez este bom filme! onde posso encontra-lo???

 
At 5:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

adorava ver este filme onde o posso encontrar?li o livro e adorei nao me canso de ler.brigado

 
At 9:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Nunca vi o filme. Mas li o livro, e se o filme for tão bom como o livro, asseguro que é realmente tocante...

 
At 8:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

como posso arranjar este filme? estou a ler o livro, e estou a achar fascinante, e gostava muito de ver o filme, se alguem me podesse ajudar, adradecia.

 
At 10:02 da tarde, Anonymous lena said...

adorei ler este livro, fiquei com mta vontade de ver o filme!! alguem me pode dizer como arrnja-lo?

 
At 2:02 da tarde, Anonymous luciana said...

bom dia! o resumo realmente faz jus ao filme que por sinal é magnífico.
vcs podem encontar no mercadolivre.com

 
At 5:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

li o livro, e olhei o filme, adoorei, monstra msmo a realidade , e a falta de informacões sobre drogas. o filme é mto frioo, realmente magnifico

 

Enviar um comentário

<< Home