terça-feira, dezembro 27, 2005

Tape

Título Original:
"Tape" (2001)

Realização:
Richard Linklater

Argumento:
Stephen Belber

Actores:
Ethan Hawke - Vince
Robert Sean Leonard - Jon Salter
Uma Thurman - Amy Randall


Uma descoberta. É como posso definir o filme Tape. O filme, de 2001, tem na base apenas quatro ou cinco nomes: Ethan Hawke é Vince, Robert Sean Leonard é Jon Salter e Uma Thurman é Amy Randall. Richard Linklater é o realizador (o mesmo de Antes do Amanhecer, Antes do Anoitecer e Escola de Rock...) e Stephen Belber é o argumentista.

Apenas três actores. 86 minutos. Todo o filme é passado num pequeno quarto de motel (com uma pequena casa de banho, a cama e ao lado da cama uma mesa e duas cadeiras). Conta a história do reencontro de três colegas de liceu após vários anos de afastamento. Um assunto tão real como habitual. Hawke e Sean Leonard passam a maior parte do filme no quarto, com Vince (Hawke) a pressionar o amigo Jon a admitir que tinha violado a sua ex-namorada no baile de finalistas. Ao ponto de gravar uma k7 com uma quase confissão do acto por parte de Jon. Este enredo entre os dois é intenso, com Vince a insistir, a debaterem as opções que tiveram na vida - bem diferentes entre os dois ex-amigos -, os erros do passado... sempre com Vince a tentar fazer com que o amigo, de uma maneira ou de outra admita ter forçado Amy (Uma) a ter relações na noite de baile de finalistas, algo que ele nunca tinha conseguido enquanto primeiro namorado de Amy e lhe causa algum ciúme. Esse ciúme escondido é um dos motivos mais fortes que impulsiona Vince a insistir tanto no assunto. Porque é que ela não fez amor comigo e fez com ele? Pergunta-se ele próprio, e parece sentir-se bem melhor se ela tivesse sido 'kind of' violada.

Depois entra Amy (Uma), e o enredo torna-se mais e mais interessante. A intensidade dramática dentro daquele pequeno quarto é fantástica e bem conseguida e cresce bastante com a entrada dela - convidada por Vince, que já tinha planeado a situação. Revela muitos sentimentos recalcados, opções na vida dos jovens que entram na idade adulta, ciúme, pressão. Tudo num quarto, onde confluem três pessoas com passados semelhantes e com vidas actuais bem distintas. Para ver e apreciar.

O reencontro: não só entre Ethan Hawke e Uma Thurman, que estiveram juntos noutro filme muito bom, Gattaca, como entre Robert Sean Leonard e Hawke que por irónico que pareça foram companheiros de quarto num dos filmes mais marcantes da minha geração: Clube dos Poetas Mortos. Agora estão os dois num quarto em situações distintas. Se não fosse algumas incongruências até que poderia ser os dois amigos, bem diferentes, mas uns anos mais tarde, mas isso já é imaginação a mais.

Achei esta maravilha numas promoções da FNAC de DVD´s importados. Um excelente filme. Repleto de interesse nas relações humanas e mais não foi preciso do que três bons actores, um quarto de motel e uma boa história. Tem tudo que uma boa história precisa, até um climax. Tudo pode acontecer...

® João Tomé