sexta-feira, julho 28, 2006

North Country - Terra Fria

Título Original:
"North Country" (2005)

Realização:
Niki Caro

Argumento:
Michael Seitzman, Clara Bingham & Laura Leedy

Actores:
Charlize Theron - Josey Aimes
Frances McDormand - Glory
Sean Bean - Kyle
Woody Harrelson - Bill White


Em 2002, Whale Rider - um tocante drama familiar - ganhou diversos prémios por todo o mundo e colocou no mapa a estreante realizadora (em longas-metragens) Niki Caro. Cerca de três anos mais tarde, chega ás salas de cinema North Country - Terra Fria: um outro drama da mesma realizadora, que se baseia numa história real para contar a vida de Josey Aimes (Charlize Theron) - uma mineira que sofre abusos dos seus colegas de trabalho do sexo oposto. Perante a passividade dos patrões, esta leva a empresa a tribunal, naquele que viria a ser o primeiro grande caso de assédio sexual nos EUA.

É realmente uma história já mais do que vista noutros filmes: um grupo de mulheres que são apalpadas e maltratadas pelos seus colegas homens e eis que uma delas decide revoltar-se contra o que é (ou era), naquela altura, considerado um comportamento normal no emprego. Nada de novo, portanto. As mulheres sempre foram consideradas um ser inferior e pensava-se que deviam ser tratadas como tal, tanto no emprego como em casa. É lamentável, mas era a triste e dura realidade que o sexo feminino tinha de enfrentar diariamente.

No entanto, apesar de todos estes clichés estarem presentes, North Country - Terra Fria resulta em grande parte graças ás boas interpretações. Charlize Theron provou que o Óscar ganho com Monstro não foi apenas um mero acaso. Ela é a cara da frustração, desespero e coragem em enfrentar quem a tratou de uma forma que não merecia. Com este papel conseguiu ser novamente nomeada para o Óscar de Melhor Actriz. Quem também foi nomeada, mas para o Óscar de Melhor Actriz Secundária foi Frances McDormand, com um papel bem conseguido mas demasiado pequeno e que, na minha opinião, merecia possivelmente mais tempo em cena, para resultar melhor. Outros papéis secundários estão igualmente atribuídos a nomes conhecidos: Sean Bean, Woody Harrelson, Sissy Spacek e Michele Monaghan são apenas alguns desses nomes, mas estiveram todos apenas razoavelmente bem.

Mas o maior problema do filme é a realização e a estrutura narrativa escolhida por Niki Caro. North Country - Terra Fria está recheado de flashbacks que são inúteis e escusadamente inseridos á bruta, e é precisamente por culpa destes que o final se vai facilmente adivinhando, conforme o filme se aproxima do seu final. Isto já para não falar da desastrosa cena no tribunal e no comportamento das personagens nessa mesma cena. Outro ponto fraco encontra-se nos diálogos, que por vezes nos levam a pensar que a personagem em causa poderia ter dito tudo, excepto aquilo que disse.

No final, ficamos com a sensação que os homens são todos uns brutos e tarados e que estão sempre com vontade de espancar as mulheres. Algo me diz que o facto do realizador ser do sexo feminino, contribuiu grandemente para este perturbador ponto de vista...A isto chama-se manipulação do espectador! Ainda assim, e apesar das (muitas) falhas referidas, não deixa de ser uma interessante e obra que tem o seu ponto forte nas tocantes interpretações e no tributo que consegue fazer a todas as mulheres que passaram (ou passam) por situações semelhantes.

® Mário Lopes