domingo, agosto 05, 2007

A Cidade do Passado

Título Original:
"City by the Sea" (2002)

Realização:
Michael Caton-Jones

Argumento:
Ken Hixon, inspirado pelo artigo de Mike McAlary

Actores:
Vincent LaMarca – Robert De Niro
James Franco – Joey “Nova” LaMarca
Frances McDormand – Michelle
Eliza Dushku - Gina


A Cidade do Passado é um filme inspirado em acontecimentos relatados no artigo “Mark of a Murderer” do jornalista norte-americano Mike McAlary e publicado no jornal Esquire. A história gira em torno de Vincent LaMarca, um respeitado detective do departamento de homicídios da polícia nova-iorquina. Quando um cadáver dá à costa as investigações apontam como culpado o seu filho Joey, um toxicodependente.Confrontado com esta situação, terá de decidir se vai cumprir o seu dever como polícia ou o seu dever como pai. Isto fará com que Vincent tenha de regressar a Long Beach, outrora um local aprazível conhecido como “city by the sea”, agora um sítio degradado onde o crime cresce de dia para dia. Esse regresso vai levá-lo a um reencontro com o seu passado: a infância marcada pela condenação e execução do pai por um crime horrível e o inevitável confronto com o filho do qual se distanciou há 14 anos, quando se divorciou da mãe dele.

O filme peca pelo seu fraco argumento, desperdiçando, por exemplo, uma diferente e melhor exploração da relação entre o pai Vincent e o filho Joey, que só têm um breve reencontro quase no final. Toda uma dormência toma conta da história. Falta emoção, falta acção. As interpretações dos actores salvam o barco de se afundar. Quando um realizador tem um veterano actor de cinema como De Niro é claro que tem de dar-lhe destaque, mas depois gera-se um desequilíbrio em relação à importância das restantes personagens. É o que acontece à personagem Joey, interpretada por James Franco, em relação à qual até a namorada de Vincent, personagem interpretada pela respeitável Frances McDormand, tem mais participação na história.

Toda esta inconsistência do filme torna difícil classificá-lo em termos de género. Será um policial fraco ou uma espécie de drama com pitadas de policial em cima?

® Isabel Fernandes

1 Comments:

At 3:31 da tarde, Blogger Cataclismo Cerebral said...

É, sem dúvida, um filme algo inconsequente.

 

Enviar um comentário

<< Home