quinta-feira, abril 07, 2005

Uma Casa Na Bruma

Título Original:
"House Of Sand And Fog" (2003)

Realização:
Vadim Perelman

Argumento:
Andre Dubus III

Actores:
Ben Kingsley - Massoud Behrani
Jennifer Connely - Kathy Lazaro
Ron Eldard - Lester Burdon
Shoreh Aghdashloo - Nadi Behrani


Uma Casa Na Bruma é a adaptação para cinema da obra literária de Andre Dubus III. Um drama vivido por duas pessoas bem distintas, que são Kathy Lazaro (Jennifer Connely) e Behrani (Ben Kingsley), mas que arrastam também para o seu drama, a família de Behrani e o polícia Lester Burdon (Ron Eldard).

Como o título indica a acção desenrola-se à volta de uma casa, pertença de Kathy, herdada do seu pai. Kathy foi abandonada pelo marido e a sua vida está destroçada, assim como ela própria. No meio do seu drama Kathy esquece-se do correio e assim não toma conhecimento de uma cobrança de impostos, até que lhe vêm despejar a casa, por não pagamento dos referidos impostos. A casa será leiloada e Kathy tem de sair imediatamente. Revoltada, apenas encontra em Lester, o polícia que acompanha a “comitiva fiscal”, algum apoio de que precisa.

Neste contexto surge Behrani, um antigo Coronel no Irão que se viu obrigado a fugir para os EUA com a família. Homem de posses, vive agora uma vida de fachada num quarto de hotel, quando na verdade tem de trabalhar em vários locais para suportar as despesas. Preso à memória do Bungalow à beira-mar que tinha no Irão, Behrani vê no jornal o anúncio do leilão da casa de Kathy. Junta todas as suas poupanças e consegue comprá-la, mudando-se para lá com a mulher Nadi (Shoreh Aghdashloo) e o filho Esmail (Jonathan Ahdat).

Começa então o choque de interesses: Kathy que tenta recuperar a casa, a única coisa que ainda tem; e Behrani que quer vender a casa de forma a conseguir sustentar a família sem ter de trabalhar. Porém, Kathy envolve-se com Lester, que abandona a família, e passam a viver juntos. Arrastando-o para a sua luta.
Kathy ignorando os conselhos da sua advogada faz visitas regulares à casa, e após alguns choques com Behrani, consegue fazer-se ouvir por Nadi, que tenta demover o marido da obsessão de vender a casa. Seguem-se uma série de acontecimentos dramáticos que culminam no desenlace final.

Um final inesperado que representa o desespero das pessoas quando perdem tudo aquilo que desejam (no caso da família Behrani), e a estupidez das pessoas que se deixam levar pelo drama dos outros, acabando por destruir a própria vida (Leston). Resta apenas Kathy que revela uma capacidade terrível para arrastar todos os que a rodeiam para os seus problemas.

Uma Casa Na Bruma é um filme muito bem conseguido por parte de Vadim Perelman, neste que é o seu filme de estreia, que conseguiu dar vida à história de Andre Dubus, mantendo o clima misterioso e tenso que caracteriza a história. Para além disso, surge ainda acompanhado de uma excelente fotografia, assim como uma boa montagem.
Um filme que de certo agradará a todos aqueles que vêem o cinema como um meio de reflectir acerca das efemérides da vida. Um filme a ver com a mente aberta e que exige atenção e interesse por parte do público, de forma a ser devidamente percepcionado.

Realce ainda para o facto de Ben Kingsley e Shoreh Aghdashloo terem sido nomeados para os Oscares, para melhor actor principal e melhor actriz secundária, respectivamente. Sendo que Shoreh recebeu vários prémios atribuídos por outras entidades.
Com certeza um dos melhores filmes de 2003.

® Rui Silva