segunda-feira, novembro 06, 2006

Sling Blade

Título Original:
"Sling Slade" (1996)

Realização:
Billy Bob Thornton

Argumento:
Billy Bob Thornton

Actores:
Billy Bob Thornton - Karl Childers
Dwight Yoakam - Doyle Hargraves
J.T. Walsh - Charles Bushman
John Ritter - Vaughan Cunningham


Karl Childers tem problemas mentais e passou 25 anos internado num hospital psiquiátrico por ter assassinado a mãe e o amante dela quando tinha 12 anos. Agora ele está em liberdade. De volta à cidade onde cresceu, consegue emprego e tenta recomeçar a sua vida. Logo conhece Frank, um miúdo esperto, órfão de pai, que vive às turras com o violento namorado da sua mãe. Uma forte amizade cresce entre eles e a mãe do menino convida-o para morar na garagem. Karl finalmente parece ter encontrado um lar e vai lutar como sabe para defender aqueles que ama.

Escrito, interpretado e realizado por Billy Bob Thornton, Sling Blade é um poderoso drama, centrado na tentativa de um homem, Karl, regressar à normalidade e de se reintegrar na comunidade, após 25 anos de cativeiro numa instituição mental, devido a um duplo homicídio que chocou a população local.

Billy Bob Thornton é Karl, de forma brilhante, personificando um homem com atraso mental, que encontra numa família disfuncional (tal como a sua e que o levou a cometer o brutal duplo homicídio) o único refúgio e local para recomeçar a sua vida. A forte e imediata amizade que cresce entre Karl e Frank, um miúdo de apenas 10 anos, fá-lo renascer e fazer tudo por tudo para que o menino não passe pelas agruras porque Karl passou.

Billy Bob Thornton que acumula as funções de argumentista e realizador, conduz a narrativa de forma lenta até conduzir ao clímax final. Na primeira metade da película, vemos Karl lentamente a se integrar na comunidade e vamos conhecendo o seu passado terrível, ao mesmo tempo que nos vamos apercebendo do fortalecimento da amizade entre ele e Frank. A segunda parte do filme é quase como um estudo da natureza da violência e disfuncionalidade daquela pequena comunidade, que em última análise, levará a narrativa por um caminho diferente e potenciará o clímax final, inevitável.

Para além do actor principal, há um punhado de excelentes secundários como Robert Duvall, J. T. Walsh, ou John Ritter, que abrilhantam a película. Apesar de tudo, o filme tem alguns pontos menos conseguidos, como por exemplo os personagens clichés (o gay sensível, o namorado agressivo ou a sulista submissa) e as óbvias comparações com Forest Gump, também são inevitáveis. Sling Blade tem igualmente uma duração excessiva. Menos 30 minutos, por ventura, não fariam mal algum.

Sling Blade pauta-se por um drama bem conseguido, que granjeou uma nomeação para melhor actor principal e o galardão de melhor argumento adaptado nos Óscares de Hollywood, ambos para Billy Bob Thornton. Não é um clássico obrigatório nem uma obra-prima, mas seguramente é muito melhor do que algum lixo cinematográfico que vai poluindo os nossos cinemas na actualidade.

® Sérgio Lopes