domingo, junho 19, 2005

O Último Samurai

Título Original:
"The Last Samurai" (2003)

Realização:
Edward Zwick

Argumento:
John Logan, Marshall Herskovitz & Edward Zwick

Actores:
Tom Cruise - Nathan Algren
Ken Watanabe - Katsumoto
Tony Goldwyn - Coronel Bagley
Timothy Spall - Simon Graham


A acção deste filme do realizador Edward Zwick (Tempos de Glória, Lendas de Paixão) tem início em 1876 e centra-se na figura de Nathan Algren (Tom Cruise), um condecorado capitão da guerra civil norte-americana que ganha a vida a participar em espectáculos com o intuito de enaltecer as grandes batalhas travadas pelos soldados americanos. Perseguido pelas dolorosas recordações de ataques contra os índios, nos tempos em que arriscava a vida a lutar pela honra do seu país, Algren é um homem desiludido e amargurado que afoga as suas mágoas na bebida. Um dia é contratado em nome do imperador do Japão para a bem paga missão de treinar o exército contra o rebelde Katsumoto (Ken Watanabe), líder dos samurais, que se opunha à modernização do país, e a sua vida muda para sempre.

Numa altura em que finda a Era Tokugawa, se iniciava a Era Meiji, o Japão era um país onde era implementado um acelerado desenvolvimento em termos de transportes e economia com o objectivo de alcançar a modernidade de que o Ocidente, representado pelos Estados Unidos, tanto se orgulhava. A classe guerreira dos samurais, cuja espada fora a lei durante séculos num Japão tradicional que estava então a ser transformado, é um obstáculo à modernização do país que os membros do governo planeiam aniquilar, negociando a compra de modernas armas de guerra aos norte-americanos.

Apesar de consciente da inexperiência de camponeses forçados a tornarem-se soldados, Algren lidera o exército contra Katsumoto, mas acaba por perder e, ferido, é levado pelos samurais. Entregue aos cuidados da família de um guerreiro que havia morto na batalha, descobre pouco a pouco durante os meses em que convive com as pessoas de um mundo diferente do que conhecia, um novo sentido para a sua existência com os ensinamentos e filosofia de vida dos samurais, os quais devia destruir, mas acaba por travar amizade com Katsumoto e lhe junta-se a ele contra na luta contra o exército que outrora aceitara treinar.

O Último Samurai é um filme onde a cultura ocidental se encontra com a cultura oriental, a qual é retratada de uma forma que o contraste entre as duas culturas dá vontade de conhecer o Japão e descobri-lo por nós mesmos. É de realçar o facto de numa boa parte deste filme os personagens dialogarem em japonês, visto que em muitos filmes americanos até extraterrestres falam inglês! Aqui é a personagem de Tom Cruise que aprende a falar japonês. Os aspectos que mais me cativaram foram o óptimo trabalho de fotografia de John Toll, a preocupação em retratar os rituais dos samurais como sepuku (ritual do samurai derrotado que põe termo à vida com a própria espada para conservar a sua dignidade), as sequências de batalhas e a excelente interpretação de Ken Wanatabe – que lhe valeu uma nomeação para o Óscar de melhor actor secundário.
Um épico com acção e drama humano dos sentimentos que confrontam e se modificam, um filme a ver.

® Isabel Fernandes

29 Comments:

At 7:00 da manhã, Blogger EveLucas said...

Demorei a crer que um filme com este nome não tivesse como foco principal aquelas lutas japonesas cheias de gritos. Mas me surpreendi quando vi o nome de Tom Cruise como ator principal e comprei para ver (dvd pirata, claro). Achei um filme excelente, com uma mensagem clara: Aos senhores das armas e das nações só importa o poder e a riqueza. Às crianças, mulheres e trabalhadores, sejam índios americanos ou camponeses japoneses, é dado apenas o direito de morrer... Isso em 1876. E hoje, mudou alguma coisa?

 
At 1:38 da tarde, Anonymous giselly said...

Quando vi o fillme que tava com minha professora, logo pensei que chatice mas ...Mas depois que assisti foi que percebi a importancia dele para o contéudo estudado...Adorei ter assistido espero que logo venham outros..........

 
At 3:07 da tarde, Blogger Unknown said...

Posso dizer que esse filme é excelente e até mim emocionou por que apesar de tudo ainda vejo na sociedade a mesma ignorância e excesso de poder.

 
At 8:04 da manhã, Blogger Unknown said...

eu quero assistir como eu faço ?

 
At 10:03 da tarde, Blogger Paulo Machado said...

existem casas comerciais chamadas LOCADORAS hoje em dia! que tal! eihm!

 
At 10:49 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ou então, acesse www.filmesonlinegratis.net e assista DE GRAÇA, sem pagar royalties aos donos das armas.

 
At 11:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

adorei tudo q eu precisava um maravilhoso resumo;

 
At 3:41 da tarde, Blogger Unknown said...

Parabéns pelo teu trabalho, sou professora e quero colocar o filme para meus alunos, gosto da filosofia dos samurais,e, admiro o povo japonês. Tenho um amigo mestre de Karatê Do, faixa preta e aprendi muito com ele e a sua esposa.Este filme mostra que precisamos valorizar o sentido da vida e compreender a importância da disciplina e da determinação. O meu blog é http://linguaportuguesaquebeleza.blogspot.com.br. Muito obrigada.

 
At 6:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

FILME:O ULTIMO SAMURAI


1)O QUE VOCE MAIS GOSTOU DO FILME?

EU MAIS GOSTEI DA PARTE EM QUE ELES SE ATIRAM EM FRENTE DAS ARMAS DE FOGO, PORQUE MOST RA CORAGEM E BRAVURA DOS SAMURAIS.


2)O QUE VOCE NAO GOSTOU DO FILME?


EU NÃO GOSTEI QUE ELES NÃO VENCERAM A GUERRA, PORQUE VARIOS DELES MORRERAM.

GIOVANA:61

 
At 6:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O último Samurai 1.O que mais gostou do filme ? Eu gostei mais das partes que mostra as tradições, a cultura Japonesa e parte que os Samurais lutam contra o governo Japonês. 2.O que menos gostou ? Eu gostei menos da parte que eles falam Japonês e a gente não consegue entender. Nome: Aurimar P. Oliveira - turma 61

 
At 6:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Filme: O último Samurai
Responda:
O que mais gostou do filme? Nos gostamos da parte que o menino ajuda o ultimo samurai na luta.
O que menos gostou?
Das mortes e gerras.
Nome: Taiane e Josiani
Turma: 61

 
At 6:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O que achei interessante do filme foi a guerra que teve massacre, mas não gostei que os soldados do imperador tinham armas e os samurais não. Mostrou que a luta não era igual para os samurais e os soldados. Jonathan Willian, Waldenor Winkler, 6º ano.

 
At 6:43 da tarde, Blogger Unknown said...

Filme : O ultimo Samurai


1)O que você menos gostou do filme?
A parte que eu mais gostei foi quando eles foram atacados por seus inimigos e mostraram que sabem defender o seu povo.
2)O que você menos gostou do filme?
A parte que eu menos gostei foi quando o ultimo Samurai morreu.
Lohaini dlç

 
At 6:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu gostei de tudo no filme, principalmente, das partes que mostram as paisagens do Japão.
Eu só não gostei da parte em que eles vão para a guerra, que todos morreram. Mostra que por mais que você tenha um ideal, uma crença é difícil de lutar contra o mais forte, aquele que está melhor preparado, no caso, as armas de fogo.

nome: Gabriela Padilha Lohmann
turma:61

 
At 6:44 da tarde, Blogger Unknown said...

Filme : O ultimo Samurai


1)O que você menos gostou do filme?
A parte que eu mais gostei foi quando eles foram atacados por seus inimigos e mostraram que sabem defender o seu povo.
2)O que você menos gostou do filme?
A parte que eu menos gostei foi quando o ultimo Samurai morreu.
Lohainidlç

 
At 6:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Filme : O ultimo Samurai


1)O que você menos gostou do filme?
A parte que eu mais gostei foi quando eles foram atacados por seus inimigos e mostraram que sabem defender o seu povo.
2)O que você menos gostou do filme?
A parte que eu menos gostei foi quando o ultimo Samurai morreu.

 
At 6:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Filme : O ultimo Samurai


1)O que você menos gostou do filme?
A parte que eu mais gostei foi quando eles foram atacados por seus inimigos e mostraram que sabem defender o seu povo.
2)O que você menos gostou do filme?
A parte que eu menos gostei foi quando o ultimo Samurai morreu.
Lohaini dlç

 
At 6:46 da tarde, Anonymous jainefagundes said...

eu achei mais legau que foi quando o homen foi para a china

 
At 6:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Gostei de ver o massacre que teve no filme, mostrou ação e coragem de um povo. Eu não gostei da guerra, das mortes. Por mais que seja ficção, sempre dói ver pessoas morrendo por causa das ambições dos homens. O filme mostra o começo da modernidade no Japão. É interessante observar como era e como está hoje. Um país desenvolvido, cheio de tecnologias, mas que ainda cultiva as suas tradições.
Júlio César, 6º ano.

 
At 6:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Responda:
i das lutas porque o samurai enfrentou os outros.


2-O que não gostou?Quando eles comiam no chau isso e nojento.


Nome:CAROLINE MORGANA WIETTAUPER
TURMA:SEXTO ANO 61

 
At 6:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E mito ruin

 
At 6:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

1) O que mais gostou do filme?

Eu gostei das partes de guerra, porque tinha ação, drama. Além disso, mostrava as novas tecnologias ( armas de fogo) da época e também a cultura do povo japonês. Sua crenças, jeito de viver, lutar e vencer.
E deu também pra perceber que além de adultos tinha crianças nas lutas e guerras.

2) O que menos gostou?

Pode até ser chato mais gostei e pretendo olhar mais vezes.

NOME MARIA EDUARDA RODRIGUES 61

 
At 6:51 da tarde, Anonymous jaine said...

(1) oque eu mais goste? eu mais gostei/ quando o homen foi para a china
(2) oque menos gostou eu menos gostei? quando ele foram para a gera

 
At 6:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

nao gostei desse filme

 
At 6:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

vam toma banho

 
At 6:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...


O que eu mais gostei foi da última guerra que aconteceu, porque mostrou a coragem dos samurais, eles morreram lutando por um ideal, um objetivo. Eu também gostei da parte em que eles perderam a gerra. Eu não gostei da parte em que eles falavam japonês.

 
At 7:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

muito tri

 
At 7:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...


Gostei do filme porque mostra a cultura do japão, também porque eles comem sentados no chão, mostra o Jãpão como era antigamente.O que não gostei foi quando os samurais morreram. Laura

 
At 7:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu gostei que o personagem principal do filme respeitou e lutou pelos samurais. Percebeu o valor de cultivar as tradições. Tamires

 

Enviar um comentário

<< Home