terça-feira, abril 25, 2006

Terra dos Mortos

Título Original:
"Land of the Dead" (2005)

Realização:
George A. Romero

Argumento:
George A. Romero

Actores:
Simon Baker - Riley
John Leguizamo - Cholo
Dennis Hopper - Kaufman
Asia Argento - Slack


Num mundo dominado por zombies, os poucos seres humanos ainda com vida refugiaram-se numa cidade rodeada por muralhas para não serem atacados por estes mortos-vivos. No entanto, a cidade é um antro de corrupção e oportunismo e poucos são os que conseguem estar bem na vida. A isto, junta-se um problema ainda mais grave: os zombies começaram a usar a sua inteligência e preparam-se para o ataque final á cidade...

George A. Romero traz-nos novamente mais um filme sobre zombies. Na verdade, foi ele que criou este género de produções denominadas de "série B" e é por essa razão, a pessoa mais indicada e que melhor sabe usar os mortos-vivos nos seus filmes.

E por isso estava ansioso por ver este Terra dos Mortos. Na verdade, o filme não nos mostra nada que não tenhamos visto antes noutras produções do mesmo género, mas aqui o argumento é bem aproveitado e o ambiente sangrento/gore é extremamente bem conseguido. E para isso, muito terá contribuído o trabalho realizado por Greg Nicotero e Howard Berger (mais conhecido pela sua parceria com Quentin Tarantino em Pulp Fiction e Kill Bill).

Quanto á já referida história, não poderia deixar de falar na crítica á sociedade actual presente nesta Terra Dos Mortos. De uma maneira que quase passa despercebida, George Romero critica o consumismo, o egoísmo, o egocentrismo, o comportamente social e político de algumas pessoas e a sua indiferença por situações de fome e pobreza, que todos os dias assistimos nas nossas TV's. Porque no fundo, somos todos zombies que andamos distraídos com o "fogo de artíficio" com que os políticos nos distraiem...Genial!

A juntar a isto há a constante ironia presente em alguns dos diálogos, que, na minha opinião, resulta na perfeição, pois as interpretações estão um pouco acima da média para um filme sobre zombies. Os destaques pela positiva vão para Dennis Hopper e John Leguizamo e para a presença de alguns inesquecíveis ícones do cinema de "série B".

Resumindo, esta quarta produção de Romero ao universo zombie não é aconselhável a todos devido a algumas imagens fortes, mas é recomendado para quem aprecie o trabalho deste importante realizador. Até pode não ser genial, mas é melhor que alguns filmes de terror que andam por aí...

® Mário Lopes