quinta-feira, setembro 13, 2007

Quadrophenia

Título Original:
"Quadrophenia" (1979)

Realização:
Franc Roddam

Argumento:
Dave Humphries & Martin Stellman

Actores:
Phil Daniels - James Michael 'Jimmy' Cooper
Leslie Ash - Steph
Philip Davis - Chalky
Mark Wingett - Dave
Sting - Ace Face


Estamos em Londres no ano de 1964, ano de mudança e convulsões a nível musical e a nível de grupos do qual fazem parte os jovens.

Jim, um jovem como muitos outros, que vive numa Londres que sofre mudanças e alterações assim tenta fazer-se notar quer entre os amigos, pais, e os que o rodeiam. Ele e os seus amigos, vivem num ritmo de música, festas e alguns speeds à mistura. A música de Gene Vincent para Jim é uma velharia para o Kevin Herriot nem por isso.

Kevin é um Rocker, veste de cabedal e anda de mota, Jim é um Mod veste casaco (manda fazer à medida) calças de ganga ou à boca de sino com Parka verde, anda de scooter.
A scooter é algo muito importante e a sua aparência é alterada e novos adereços são colocados a gosto de cada um.

Ken e Jim são amigos, mas com ideias e comportamentos diferentes. Rockers e Mods são rivais e deste modo alguns confrontos e atitudes mais agressivas vão se notar ao longo do filme.

Para além do mundo que vive basicamente ao fim da tarde até à noite – Mods – Jim trabalha numa empresa onde aí tenta entrar e viver no ritmo a que é obrigado e não aprecia lá muito, apenas apreciando o dinheiro que aufere quando a altura de receber chega.

Steph é uma rapariga que trabalha num supermercado, e por quem Jim vai começar a sentir alguma atracção e de certo modo será a pessoa que irá ajudar a desencadear bons ou maus comportamentos e atitudes por parte de Jim.

Spider é um dia atacado por um grupo de rockers, deste modo os Mods vão procurá-los para se vingarem, no seguimento disto quem encontram são dois rockers que nada tiveram a ver e irão ser culpabilizados de tudo, um dos rockers é Ken. No seguimento de mais uma noite cheia de “confusões” a chegada a casa é recebida com uma discussão com o pai.

Chega o grande dia, a ida ao festival de Brighton, Mods e Rockers todos se encaminham para lá, um grande número de pessoas é esperado, por lá os últimos preparativos são feitos.

Chega a noite e com ela Ace, um Mod que se diferencia dos outros quer pelo modo de dançar, vestir e a própria scooter, Jim para dar nas vistas um pequeno distúrbio irá provocar do qual resulta a sua expulsão, indo deambular pela praia. No final da noite um local para dormir procuram, depois de muito procurarem um sítio encontram, na manhã seguinte dão conta que dormiram no meio de um grupo de Rockers.

Iniciou-se o dia e inicia-se também uma manhã algo conturbada, Jim em conjunto com Setph começam a cantar “we are the Mods” e a encorajar outros Mods, daí resulta um grande confronto entre Rockers que culmina com a polícia. No final prisões, nódoas negras. A chegada a casa irá ser com uma discussão com a mãe, à noite será confrontado com o pai o qual o pôe fora de casa.

Começa aqui o descambar de Jim, começam aqui as suas atitudes a tornarem-se mais agressivas e ofensivas, começa também algum desentendimento com os amigos, não só pelo seu comportamento mas também por causa Steph. Será aqui também que Jim começa a achar que a sua vida não segue em frente, bem pelo contrário.

Será nesta altura que aquilo que para ele foi um modo de vida, Mods culminando com Brighton, para Steph e os outros amigos foi um gozo uma passagem, será também o confronto derradeiro com Steph.

Continua a espiral de acontecimentos que vão levar Jim a continuar a não entender e perceber para onde deve ir. É no meio de toda esta confusão de pensamentos que vê a scooter de Ace e Ace.

Rouba a scooter levando-a por estradas de campos verdes até ao mar, aí acelera ao longo da costa e do princípio que termina na ondulação marítima e nas rochas, …. uma scooter destruída nas rochas.

Um filme que marca uma época, um modo de vivência, e modos de pensar; um filme também que nos mostra que a juventude foi, é e continua a ser rebelde e irreverente, durante todo este precurso somos acompanhados ao som dos The Who.

® Ângela Mateus