2046
![]() | Título Original: "2046" (2004) Realização: Wong Kar Wai Argumento: Wong Kar Wai Actores: Tony Leung Chiu Wai – Chow Mo Wan Li Gong – Su Li Zhen Faye Wong – Wang Jing Wen Ziyi Zhang – Bai Ling ![]() |
2046 foi um enorme sucesso de público e crítica. Todas as pessoas que apreciam cinema encontram excelentes razões para gostar do filme de Wong Kar Wai: a magnífica direcção de fotografia, a banda sonora de uma beleza assombrosa ou ainda as interpretações inesquecíveis de um elenco perfeito. Todos estes elementos surgem impecavelmente orquestrados pelo realizador mais brilhante e sensível de sempre. Mas há um grupo que terá uma relação particularmente intensa com 2046: os escritores. Essa gente tem razões acrescidas para gostar do filme, não só pela sua linguagem marcadamente literária (as analepses, os fragmentos), mas também pelo tema e protagonista.
O herói de 2046 é um escritor e, como todos os escritores, é uma pessoa complexa. As suas acções parecem estranhas, paradoxais e, por vezes, falhas de carácter. Chow é um sedutor nato que parece querer levar as suas mulheres ao pico da felicidade a dois, apenas para que elas depois possam sofrer uma queda ainda maior. «Talvez eu não seja um tipo assim tão decente», afirma o próprio Chow em jeito de confissão. Isto deixa à vista o carácter autobiográfico do seu texto sobre o misterioso comboio que parte para 2046, onde os homens e mulheres que buscam o amor querem resgatar as suas memórias perdidas; porém, a verdadeira natureza desse lugar permanece desconhecida, porque até à data ninguém regressou de 2046.
A solução para o mistério de 2046 poderá estar numa famosa obra de um outro escritor, Stendhal, intitulada Do Amor. O essencial deste formoso livro sobre o amor-paixão pode ser resumido em três grandes divisas. Primeiro, o amor é fundamentalmente um fenómeno da imaginação. O enamoramento implica uma projecção da perfeição naquilo que amamos e, nessa medida, é uma espécie de auto-ilusão deliberada. Segundo, os melhores momentos do amor são os seus momentos iniciais. Nas incertezas e inquietações da fase de sedução estão as delícias do amor; quando chega o seu desenlace, o melhor já passou e tudo o que nos espera é a comodidade, a rotina e o marasmo. Terceiro, o amor-paixão conduz a um certo ascetismo, porque «paralisa todos os prazeres e torna insípidas todas as restantes ocupações da vida».
Encontramos reminiscências desta concepção austera do amor no final do filme Casablanca. Sabemos que Rick quisera anteriormente viver o seu amor com Ilsa, quando estava com ela em Paris e a pedira em casamento. Depois, em Casablanca, vivem um segundo e inesperado pico da sua paixão amorosa. O que Rick propõe no final (e Ilsa aceita tacitamente) é que ambos evitem a tentação da comodidade na vida amorosa, para que possam preservar como um tesouro a memória dos momentos que partilharam. «We’ll always have Paris.» Esse Paris é tão único e irrepetível como o quarto de hotel de In the Mood for Love e 2046. O protagonista sabe-o bem e é isso que explica o seu comportamento errático. Quando Chow opta por ficar só, não o faz por capricho ou egoísmo mas sim por lucidez.
® Flávio Sousa
4 Comments:
Flávio,
Vi o filme, há já algum tempo, e já li algumas dezenas de críticas e análises ao "2046". A tua é simplesmente fantástica, porque coincide muito com o que achei do filme e porque nunca tinha lido ninguém expôr o "2046" da forma magnífica como tu o fizeste. Foi também um dos melhores filmes que vi nos últimos tempos. Sou um grande apreciador da obra de Wong Kar Way...e de Tony Leung.
Parabéns
Abraço, Nuno
Viva, Nuno! Obrigado pelo comentário simpático. Já podes vir cá ao escritório e levantar o cheque. ;)
Agora a sério, eu também sou fã do Wong Kar Wai e do Tony Leung. Infelizmente, não vou poder ver a actuação do Tony Leung no último filme do Ang Lee, que não estreou no sítio onde estou a viver :( Quanto ao Wong Kar Wai, uma das coisas que mais gostei no 2046 foi a sua colherada na ficção científica. A princípio, estava um pouco céptico e quando vi o trailer do filme com as imagens digitais 'embonecadas' da cidade do futuro, ainda mais apreensivo fiquei. Porém, acho que o realizador achou a solução perfeita: incluir as imagens do futuro na narrativa do Chow. Dessa forma engenhosa, não prejudicou o nosso interesse e a verosimilhança da história principal.
Um abraço, Nuno!
Lucky Creek Casino & Resort in Las Vegas, NV - JRMH
We are committed to responsible gaming and 상주 출장샵 provide 충청북도 출장마사지 fair 인천광역 출장샵 gaming in 광주광역 출장안마 our state-of-the-art facilities, restaurants, 대전광역 출장샵 theaters, and hotels, among other things.
Enviar um comentário
<< Home