A Noiva Cadáver
Título Original: "Corpse Bride" (2005) Realização: Tim Burton & Mike Johnson Argumento: John August, Pamela Pettler & Caroline Thompson Actores: Johnny Depp - Victor Van Dort Helena Bonham Carter - Noiva Cadáver Emily Watson - Victoria Everglot Tracey Ullman - Nell Van Dort/Hildegarde |
Numa época em que os grandes estúdios apostam na animação por computador em detrimento da animação tradicional (a própria Disney seguiu o mesmo caminho este ano com Chicken Little) é curioso ver que as melhores propostas de animação do ano são “O castelo andante” de Hayao Myiazaki (animação tradicional em 2D) e as pérolas em stop motion Wallce & Groomit e A Noiva Cadáver, este último da autoria de Tim Burton.
A história é muito simples: Um homem, após não conseguir dizer os seus votos no ensaio de casamento, vai para os bosques para praticar sobre o que irá dizer na cerimónia. Curiosamente consegue dizer os seus votos na perfeição e coloca o anel de noivado no que lhe parece uma espécie de ramo de árvore preso ao chão. Na realidade, trata-se da mão da noiva cadáver, que imediatamente reclama ser a sua noiva legitima…
Baseado nesta premissa, Tim Burton cria uma fantasia hilariante onde o mundo dos vivos e o mundo dos mortos se cruzam de uma forma quase surreal. O filme consegue prender o espectador do inicio ao fim passando os 76 minutos num ápice… Povoado de criaturas bizarras do mundo dos mortos, Tim Burton transforma a temática da morte e abandono num musical de animação sobre o poder do amor.
Quando vemos uma película de TIm Burton, sabemos que iremos esperar algo de especial e A Noiva Cadáver não é excepção. O mundo surreal existente na mente do realizador continua presente, contando com a preciosa colaboração da música de Danny Elfman e do seu colaborador habitual, Johnny Depp, que dá voz a Victor Van Dort, o noivo pretendido pela noiva cadáver. Aliás Johnny Depp é perfeito ao tornar Victor Van Dort num homem inseguro, sensível e frágil (um pouco reminiscente do personagem interpretado por ele mesmo em Sleepy Hollow – A Lenda do Cavaleiro da Cabeça Cortada). O restante elenco é igualmente uma mais valia para o filme contendo nomes como o grande Christopher Lee, Emily Watson ou Albert Finney (Big Fish), sendo a voz da noiva cadáver por Helena Bonham-Carter (esposa de Tim Burton).
A técnica de filmagem utilizada por Tim Burton é denominada por stop motion que utiliza modelos reais de diversos materiais, dentre os mais utilizados a massa de modelar. Os modelos são movimentados e fotografados imagem a imagem (frame a frame), sendo incluída posteriormente a música, as falas e os efeitos sonoros, daí A Noiva Cadáver ter demorado cerca de 8 anos a ser terminado. Esta técnica já tinha sido experimentada pelo realizador em O Estranho Mundo de Jack, um dos filmes pioneiros a utilizar esta técnica e com excelentes resultados.
E de facto, o tempo de espera valeu a pena. Tim Burton volta em grande ao género animação. O filme é talvez um dos melhores do ano suplantando sem sombra de dúvidas filmes em animação por computador como Madagáscar ou Valiant, aliás, bastante fracos dentro do género. Mas o que mais impressiona em “ A noiva cadáver”, para além de tudo o que foi dito, é a forma como os modelos reais são animados sem que em nenhuma altura do filme o espectador se aperceba que está a ser utilizada a técnica de stop motion. Está tudo tão bem interligado que funciona na perfeição. É, sem dúvida, uma das pérolas do ano a nível da animação. Obviamente, de Tim Burton, espera-se sempre algo grandioso…
® Sérgio Lopes
9 Comments:
estou bastante curioso em ver este, já que este ano esteve um pouco pobre em relação à animação!!! Excepto claro para os filmes, "O Castelo Andante" e "Wallace & Gromit".
Estou ansioso pela estreia deste :)!
Abraço
Ya. A nivel da animação por computador esteve um desastre. A noiva cadáver é recomendável. Cumprimentos...
Também estou ansioso pela estreia, Tim Burton rules.
Confesso que gostei mais do The Nightmare Before Christhmas, mas ainda assim A Noiva Cadáver é um dos melhores filmes de animação que vi. Nada como Tim Burton para trazer um pouco de magia ao nosso Natal.
Mas o filme já estreou? Não acho correcto aparecer uma critica a um filme ainda por estrear... é um claro sinal de pirataria lol mas quem sou eu....
andré
Nem sempre, caro anónimo. Existem visionamentos de imprensa.
Eu por acaso gostei bem mais de "A noiva cadaver" do que "O estranho mundo de Jack". Tem menos canções e uma história mais apelativa, pelo menos para um público adulto. Qt ao visionamento anterior à estreia, é uma forma de antecipar a crítica; apenas isso. O nosso blogger anónimo é anti-pirataria. Somos todos. LOL.
Cumprimentos,
Sérgio Lopes.
Sou anti-pirataria no sentido que me recuso a ver um filme antes de estrear noutro formato que não cinema (não estou obviamente a falar de ante-estreias para a imprensa ou passagens em festivais, refiro-me a cópias tiradas da net ou vendidas por aí). E sou anti-pirataria no sentido que não obtenho filmes nesses moldes, apenas tenho originais. Se todos são, não sei. eu sou.
cumprimentos, André
Enviar um comentário
<< Home