sábado, setembro 02, 2006

O Matador

Título Original:
"The Matador" (2005)

Realização:
Richard Shepard

Argumento:
Richard Shepard

Actores:
Pierce Brosnan - Julian Noble
Greg Kinnear - Danny Wright
Hope Davis - Carolyn 'Bean' Wright
Philip Baker Hall - Mr. Randy
Adam Scott - Phil Garrison


Julian Noble (Pierce Brosnan) é um assassino profissional que está a chegar ao seu limite: sem verdadeiros amigos e acompanhado de algumas prostitutas e muito álcool, a sua credibilidade começa a ser afectada. Danny Wright (Greg Kinnear) está prestes a fracassar profissionalmente, mas poderá encontrar uma boa oportunidade de contrato se fizer uma longa viagem. Então, o inevitável acontece: os dois acabam por se encontrar e conhecer no México, o país que irá mudar o destino de ambas as personagens.

Brosnan, Pierce Brosnan...O ex-007 tomou a melhor decisão da sua vida quando optou por um papel totalmente oposto ao do famoso agente ao serviço de Sua Majestade. Sim, a parte de Don Juan mantém-se mas em The Matador não temos uma personagem decidida, fria e compenetrada na sua missão, mas sim um homem que possui os seus medos, inseguranças, hesitações e pensamentos que no fundo são (ou devem ser) próprios de um qualquer ser humano. Mas como se compreende facilmente, esta atitude não facilita em nada a profissão de assassino profissional, ou seja, os problemas acabam inevitavelmente por surgir. E Brosnan retrata esta faceta de Julian Noble de forma magistral, o que lhe valeu a Nomeação de Melhor Actor na última edição dos Globos de Ouro.

Mas não foi só Pierce Brosnan que integra o elenco do filme. Para além dele, também o seu menos conhecido "camarada" Greg Kinnear - com o qual tem uma forte química em cena -, a actriz Hope Davis e Philip Baker Hall (mais conhecido pelo seu papel em Magnolia) estiveram á altura da delicada tarefa que é interpretar personagens mais ou menos sérias num filme que se assume como uma curiosa e bem conseguida mistura de géneros - comédia, drama e thriller. A banda sonora constituída por alguns temas bem conhecidos do grande público - entre eles "It's Not Unusual" de Tom Jones - teve igualmente a sua quota-parte de contribuição para esta mesma tarefa.

Mas a mais óbvia e notória característica desta obra é a sua direcção artística. As cores fortes e a bela fotografia de tons quentes ajudam - e muito - á criação da atmosfera de calor e extravagância que caracterizam o México tal como ele é retratado neste filme. O único defeito que poderá ser apontado a The Matador são as suas bruscas interrupções de cena, que são fruto de um argumento ligeiramente mal estruturado. Mas tirando este (pequeno) pormenor, é um excelente filme para se ver com amigos. Recomendo que o vejam.

® Mário Lopes