segunda-feira, novembro 14, 2005

Beautiful Boxer

Título Original:
"Beautiful Boxer" (2003)

Realização:
Ekachai Uekrongtham

Argumento:
Ekachai Uekrongtham & Desmond Sim

Actores:
Asanee Suwan - Nong Toom/Parinaya Charoemphol
Sorapong Chatree - Pi Chart
Sitiporn Niyom - Nat


Oriundo das Filipinas (uma cinematografia emergente no continente asiático), Beautiful Boxer, realizado pelo cineasta Ekachai Uekrongtham é uma história da determinação e concretização de um sonho que por vezes parece impossível de alcançar.

É a história verídica de Nong Toom, um famoso lutador de Muay Thai que se tornou atleta para conseguir juntar dinheiro para ajudar a sua família (oriundo de um meio extremamente pobre) e submeter-se a uma operação de mudança de sexo (daí o título sugestivo, Beautiful Boxer).

Pela temática abordada, é um biopic arriscado, é certo, mas o realizador Ekachai Uekrong consegue ter uma sensibilidade notável de forma a não ferir qualquer susceptibilidade. O realizador consegue transmitir a ideia de que Nong Toom é uma mulher presa no corpo de um homem.

O filme acompanha a vida de Nong Toom, desde a infância, onde tomamos conhecimento dos seus maneirismos femininos (maquilhagem, papéis femininos em teatros de escola, etc), passando pela sua fugaz aventura como monge (sendo posteriormente expulso devido às suas inclinações femininas), até atingir o estrelato como o lutador profissional de Muai Thai mais conceituado da Ásia, culminando com a mudança de sexo que o transformou no transsexual Parinaya Charoemphol.

A grande força do filme reside também na interpretação do estreante Asanee Suwan. Escolhido através de um casting e sendo praticante profissional de kickboxer, faz ele mesmo todas as cenas de luta (aliás muito bem coreografadas), o que traz uma mais valia para o filme. Por outro lado, a nível dramático consegue transmitir a fragilidade necessária ao personagem criando um transexual credível em densidade emocional e física. É extremamente curioso vermos, ao longo do filme, o assumir da sua transsexualidade. À medida que se vai tornando mais famoso, vai aparecendo cada vez mais maquilhado e feminino em cada combate que participa.

Obviamente que o filme não é perfeito; tem algumas falhas principalmente a nível de montagem/edição e talvez seja um pouco longo demais. A nível interpretativo, só mesmo Asanee Suwan se destaca, embora a película dependa quase em exclusivo da sua capacidade dramática e física.

No geral, e como filme de estreia do cineasta filipino, é uma película recomendável e bastante interessante, não tendo comparação com o estilo de realização dos biopics americanos (alguns deixam bastante a desejar).

Citando a sinopse que promove o filme: Ele luta como um homem para se poder tornar uma mulher…

® Sérgio Lopes