sábado, julho 09, 2005

Madagáscar

Título Original:
Madagascar (2005)

Realização:
Eric Darnell & Tom McGrath

Argumento:
Mark Burton & Billy Frolick

Actores:
Ben Stiller - Alex
Chris Rock - Marty
David Schwimmer - Melman
Jada Pinkett Smith - Gloria


Madagáscar, é mais uma animação da DreamWorks, que nos tem vindo a habituar com filmes de animação extremamente originais e criativos. Este filme não é excepção, embora um pouco aquém dos recentes: Shrek e o Gang dos Tubarões. Os criadores da DreamWorks são realmente espantosos, quando saí da sala de cinema fiquei a pensar que é gente com bastante imaginação, criatividade e um enorme sentido de humor.

As referências neste filme são notáveis, Nova Iorque como pano de fundo e onde se inicia a trama, o consumismo desenfreado, o comodismo e a necessidade de não viver sem ele (pelo menos por alguns), que é o caso do leão Alex. Alex a grande atracção do zoo do Central Park, é ele que todos querem ver, é por ele que vibram as crianças. É também ele o causador do tal consumismo desenfreado.
Depois temos os seus amigos, a Hipopótamo Glória, a personagem moralista e a responsável por elevar o animo àqueles mais tristes. Temos também a Girafa Melman, uma girafa hipocondríaca que regularmente faz exames e apuncultura. E a Zebra Marty que sonha voltar para o seu habitat natural. Uma ideia completamente absurda para os outros amigos.
Mas esta não é a única personagem a querer ir para o seu habitat natural, temos também o “Gang dos pinguins”! Estes elaboram estratégias de altíssima categoria, conspiração e alcançar os seus objectivos são os seus lemas, custe o que custar, a quem custar!

No dia em que celebram 10 anos, Marty decide fugir do zoo, em busca do seu verdadeiro lar. Os seus amigos quando se aperceberam da sua fuga, partiram também eles em busca de Marty, para o convencer a voltar, para isso apanham o metro na estação, lançando o medo, o terror e o pânico entre os viajantes. Mas há quem os tente travar ... Nisto quando encontram o seu amigo, são todos capturados e adormecidos por dardos tranquilizantes. Como se de um julgamento de tratasse, são todos enviados (e até os pinguins que numa secreta missão conseguiram fugir) para África num navio.
Mas o grupo de Pinguins é invencível e consegue sabotar o navio e tomar posse do comando do mesmo. Contudo esta atitude provoca alguns estragos e os 4 amigos são atirados ao mar e mais tarde “desembarcam” numa selva: Madagáscar. O desenho gráfico desta selva está muito bem representado, e tem notavelmente influências dos quadros do pintor Rousseau.

O resto da história não me cabe a mim contar, por isso deixo em aberto para que todos possam ver qual o destino destas personagens e de outras irão encontrar.
A música está muito bem enquadrada nos takes dando uma boa harmonia.

É um bom filme de animação para passar uma tarde agradável.

® Inês Montenegro