quinta-feira, abril 14, 2005

Titanic

Título Original:
"Titanic" (EUA, 1997)

Realização:
James Cameron

Argumento:
James Cameron

Actores:
Kate Winslet - Rose
Leonardo DiCaprio - Jack
Billy Zane - Cal Hockley
Gloria Stuart - Rose (aos 101 anos)


Em jeito de homenagem, resolvi acatar alguns conselhos e escrever sobre o Titanic, pois hoje passam 93 anos sobre o trágico naufrágio do navio.
Para quem ainda não viu o filme, este inicia-se com a descoberta quer dos restos do barco, quer com a descoberta de um desenho de uma figura feminina. Posteriormente, uma sobrevivente do naufrágio apresenta-se como a figura do desenho.

Então, o público é transportado para 1912 através da mente da velha Rose (Gloria Stuart), que nos conta as peripécias do Titanic, mas principalmente da sua história amorosa com Jack. Assim, à medida que o barco avança rumo aos EUA, o seu amor também evolui.Para dificultar as coisas, Rose está comprometida com Cal, que também viaja no navio, o melhor partido para ela. Porém, é com Jack, um pobre que viaja em terceira classe, que Rose conhece a felicidade e o amor.

James Cameron escreveu e realizou a então mais cara produção de sempre, mas que se revelou um excelente investimento, não só pelos Oscar ganhos (11), mas porque foi um dos maiores sucessos de bilheteiras em todo o Mundo. Cameron soube aliar muito bem a História verídica à fantasiosa, resultando num filme de emoções (amor, alegria, tristeza, drama) e que levou muita gente às lágrimas nas salas de cinema.

Na realidade, trata-se de um filme bem conseguido, a que não estará alheio o facto de contar com excelentes efeitos especiais. Um filme que marca a história do cinema.

® Rui Silva