sexta-feira, março 14, 2008

Vista Pela Última Vez

Título Original:
"Gone Baby Gone" (2007)

Realização:
Ben Affleck

Argumento:
Ben Affleck & Aaron Stockard, adaptado do romance de Dennis Lehane

Actores:
Casey Affleck - Patrick Kenzie
Michelle Monaghan - Angie Gennaro
Morgan Freeman - Capt. Jack Doyle
Ed Harris - Det. Remy Bressant


Filme em tom policial sobre uma criança desaparecida, revela uma complexa trama de contrastes e ambiguidades, recheada de pessoas reais, palpáveis, de carne e osso. Assentando principalmente nos pormenores da investigação e nos elementos-chave da temática em questão, mexe nos nossos medos e nas nossas convicções morais, apresentando os diversos pontos de vista sem incidir demasiado em nenhum deles, deixando à nossa discrição a escolha acertada.

Ben Affleck começa finalmente a justificar o pisa-papéis que lhe foi atribuído (e a Matt Damon) por O Bom Rebelde em 1998. Inebriado pelo sucesso fácil (de Armaggedon a Pearl Harbor) e pelo romance de tablóide com Jennifer Lopez, a sua carreira foi conhecendo novos fundos, sendo até responsabilizado por desaires que nem foram culpa sua (Demolidor). Ao interpretar George Reeves em Hollywoodland, foi uma agradável surpresa, tendo talvez contribuído o personagem ter certas afinidades com o actor.

Vista Pela Última Vez é uma surpresa ainda maior porque, para além de ter adaptado o romance de Dennis Lehane, estar atrás das câmaras envolve o controlo de toda a produção e a responsabilidade pelo resultado. Na bagagem de realizador, Affleck trazia unicamente Matei A Minha Esposa Lésbica, Pendurei-a Num Gancho Para Carne E Agora Tenho Um Contrato Para Três Filmes Com A Disney, uma curta-metragem (não escrita por si) de 1993.

2007 é também o ano de Casey Affleck, irmão mais novo de Ben, que recebeu aplausos pelas suas representações em O Assassínio de Jesse James pelo Cobarde Robert Ford e por Vista Pela Última Vez. Não foi, claramente, uma questão de nepotismo que ditou o protagonismo de Casey, que realça as inseguranças indispensáveis ao papel, com o seu ar inofensivo e a sua voz de falsetto. Com apenas três anos menos do que Ben, Casey já representa desde 1988, sendo o primeiro filme em que foi notado Disposta a Tudo, de Gus Van Sant, em 1995. Também para Van Sant escreveu (com Matt Damon), representou e editou Gerry, em 2002.

Para além de Casey Affleck, marcam presença Morgan Freeman, que dispensa elogios (tanto mais que dizer que está igual a si próprio já nada significa) e Ed Harris, que os merece por inteiro, com mais uma figura marcante. Se Amy Ryan pode ser considerada uma revelação, então a prestação de Michelle Monaghan é apenas mecânica.

Suplantando-se constantemente, Vista Pela Última Vez é um filme que finta a sua própria simplicidade e obriga-nos a questionar as nossas opções. Será a mãe biológica sempre a melhor escolha dos filhos?

A estreia em salas britânicas foi adiada por causa de semelhanças com o caso real do desaparecimento de Madeleine McCann, mas para além do facto de ambas as meninas serem loiras, não há nada que ligue ambas histórias, pese embora a coincidência de a actriz que representa a menina raptada se chamar Madeline O’Brien. A Inglaterra continua a ser dos países onde a Censura tem as tesouras mais afiadas.

® Ricardo Lopes Moura