quarta-feira, outubro 05, 2005

Antes do Anoitecer

Título Original:
"Before Sunset" (2004)

Realização:
Richard Linklater

Argumento:
Richard Linklater, Kim Krizan, Julie Delpy & Ethan Hawke

Actores:
Ethan Hawke - Jesse
Julie Delpy - Celine


Antes do Amanhecer, relativamente discreto na altura da estreia em 1995 conseguiu, no entanto, aglomerar uma considerável legião de fãs que o foi (re)descobrindo ao longo dos anos. Autêntico fenómeno de culto, a mais acarinhada obra de Richard Linklater forneceu um retrato das dúvidas, esperanças, sonhos e inquietações da chamada geração X, expostas através da singular relação de Jesse (Ethan Hawke) e Céline (Julie Delpy), que se conhecem em Viena e passam um dia juntos. A dupla combina encontrar-se meses mais tarde, não colocando de parte a hipótese de dar continuidade à curiosa história de amor da qual foi protagonista, ainda que por pouco tempo.

O reencontro dá-se agora, nove anos depois, onde o duo já não se encontra a viver os últimos dias da adolescência mas a contrastar as ilusões, projectos e expectativas de então com a insípida realidade quotidiana da idade adulta. Antes do Anoitecer é, então, a apresentação do reencontro do par, desta vez em Paris. Jesse é agora um escritor que promove a sua nova obra na capital francesa e Céline aproveita a ocasião para o rever. O filme é ainda mais minimalista do que o seu antecessor, centrando-se apenas nos diálogos dos protagonistas e seguindo o seu percurso de hora e meia em tempo real, desde os tons formais e algo desconfortáveis do reencontro até ao mergulho no espectro emocional dos dois ex-amantes.

Antes do Anoitecer, não tão reluzente e esperançoso como a obra que o antecedeu, abre espaço para o cinismo e a desilusão, expondo as metas que ficaram por atingir e as previsões que não chegaram a concretizar-se. Quando o par se conheceu, as atmosferas eram marcadas pela ilusão e entusiasmo, mas o novo contacto ocorre num contexto de alguma frustração e amargura (o preço da maturidade?). Apesar de melancólico e nostálgico, Antes do Anoitecer continua a ser um filme de Richard Linklater e, por isso, o idealismo ainda consegue superar os ambientes de cinismo desencantado. Há espaço para o amor, portanto, mesmo se as cedências e obrigações da vida adulta parecem indicar o contrário.

Credível e realista, o filme flui naturalmente, oferecendo um intrigante olhar sobre as relações humanas através de excelentes diálogos e das muito convincentes interpretações de Hawke e Delpy. Projecto feito "por amor à camisola", Antes do Anoitecer evidencia a entrega e dedicação da equipa que o gerou, tornando-se num dos mais simples e belos dramas de 2004.

A película assinala também o regresso do melhor Linklater, apostando na espontaneidade e sobriedade em detrimento da formatação de registos indistintos (o mediático e pouco surpreendente Escola de Rock chegou a colocar algumas dúvidas quanto à criatividade do cineasta). Manifesta-se, então, o regresso aos momentos inspirados da obra do realizador, como Slacker (um retrato indie da juventude, que lhe deu reconhecimento no início dos anos 90) ou SubUrbia (outra perspectiva sobre a teen angst, apostando num modelo narrativo original: focar as experiências de um grupo de jovens durante uma noite).

Esta atípica sequela/continuação possui, então, aspectos suficientemente singulares para se destacar como uma das pérolas do cinema independente norte-americano de 2004, congregando doses certas de leveza e de elementos despoletadores de reflexão

® Gonçalo Sá

8 Comments:

At 12:27 da manhã, Blogger Daniel Pereira said...

Curiosidade: falaste em dois filmes dele de adolescentes. Outro, o "Dazed and Confused", também com adolescentes no primeiro plano, é um dos 10 filmes preferidos do Tarantino.

Em relação a este "Before Sunset" prefiro-o ao "Before Sunrise". Paris é filmada de forma belíssima e aquele final é arrebatador.

 
At 11:30 da manhã, Blogger gonn1000 said...

Também gostei mais deste do que do "Before Sunrise", é mais adulto e o trabalho de realização é mais convincente.

 
At 2:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Dava-lhe 8, ou até, quem sabe, 9. Estes são, sem dúvida, dois dos filmes da minha vida, Antes do Anoitecer e Antes do Amanhecer. Pérolas. O primeiro tem na inocência o encanto mas também a falha; o segundo é mais enfadonho em certos momentos, mas também concordo que o final é absolutamente estrondoso. E estes dois actores juntos valem ouro.

 
At 4:48 da tarde, Blogger gonn1000 said...

E vê-los em sessão dupla com direito a cenas comentadas pelo público (feminino), então, é um must :P

 
At 5:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

são dois filmes da minha vida. é muito curioso ter-se visto o 1º há anos e dps ter a noticia do 'reencontro' e viver com as personagens aqueles 80 min do magistral 'before sunset'. pq tb nós crescemos no espaço entre filmes.
o facto de decorrerem em tmp real ainda os torna mais interessantes e realistas.
sem dúvidas dois 'must-see', p/ q decidamos se somos afinal "cínicos ou românticos"...

(a peça que estreou este ano em Portugal, «por uma noite», directamente inspirada no 1º filme, foi uma abordagem teatral bastante gira...)

 
At 6:36 da tarde, Blogger gonn1000 said...

Gosto dos filmes, são dois indies bem conseguidos, mas em mim não tiveram um efeito tão grande ao ponto de os considerar filmes da minha vida. Não vi a peça, presumo que já não esteja em cena...

 
At 1:38 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Este é daqueles que está na minha lista "a ver" :P!

Abraços =)

 
At 11:37 da manhã, Blogger gonn1000 said...

Mas convém veres "Before Sunrise" primeiro ;)

 

Enviar um comentário

<< Home