segunda-feira, janeiro 02, 2006

A Descida

Título Original:
"The Descent" (2005)

Realização:
Neil Marshall

Argumento:
Neil Marshall

Actores:
Shauna Macdonald - Sarah
Natalie Jackson Mendoza - Juno
Alex Reid - Beth
Saskia Mulder - Rebecca


Esta semana decidi falar de um filme que considero, sem sombra de dúvidas, o filme de terror / suspense do ano. Quebrando a habitual rotina de, no Cine7, fazer críticas a filmes clássicos, tais como Robocop, Predador ou na semana passada, Eduardo Mãos-de-tesoura, entre outros, achei que o filme A Descida merece toda a atenção cinéfila e ser divulgado como uma das pérolas de terror do ano. Para a semana, volto às críticas aos filmes clássicos…

A premissa de A Descida baseia-se no seguinte: Após um acidente trágico, seis amigas reúnem-se para uma expedição a uma gruta nunca antes explorada por um ser humano. Cedo, as coisas começam a correr mal, quando um desmoronamento as aprisiona no interior na gruta. Para complicar ainda mais a situação, as seis amigas começam a ser caçadas por criaturas sedentas de sangue e a amizade delas começa a deteriorar-se. Terão que tentar sobreviver às horrendas criaturas e encontrar a saída de uma gruta desconhecida…

A premissa realmente é básica e parece que vamos visionar mais do mesmo. Mas, efectivamente, não é. O realizador Neil Marshall, desde o primeiro minuto consegue criar um ambiente claustrofóbico, de suspense e tensão constantes. O filme começa um pouco lento, mas nunca desinteressante. A primeira metade do filme é preenchida com as armadilhas e dificuldades inerentes da expedição a uma gruta desconhecida. A partir do momento em que as criaturas aparecem no écrân pela primeira vez, o espectador entra numa viagem de luta pela sobrevivência das seis amigas contra seres sedentos de sangue.

A eficácia da película deve-se principalmente ao trabalho de realização de Neil Marshall. O realizador utiliza a falta de luz na gruta de forma brilhante, bem como uma partitura sonora que enfatiza os momentos chave de tensão da película. Por outro lado o trabalho de desenvolvimento de personagens é também muito bom. A partir da segunda metade do filme as seis amigas lutam não só contra as criaturas mas também entre elas. È a luta pela sobrevivência no seu expoente mais primitivo.
Num filme exclusivamente interpretado por mulheres, todas elas têm um desempenho notável. O espectador cria empatia com cada uma delas e torce para que consigam sobreviver a esta horrenda experiência. Destaque para a actriz, Alex Reid, que no papel de Beth cria um personagem, numa primeira análise, frágil, mas que no final se transforma numa autêntica máquina de matar, provando que afinal é a mais forte do grupo.

Neil Marshall cria uma obra, talvez a melhor do ano do género terror, tendo sido recompensado (e bem) com o prémio de melhor realizador nos prémios de cinema independente britânicos (British Independent Film Awards). O realizador já tinha surpreendido com o filme “Dog Soldiers” onde um grupo de tropas especiais era caçado por uma espécie de lobisomens. Mas A Descida, claramente, para além de conter essas marcas características do cineasta, supera o filme anterior.
Só a termo comparativo, este ano em Portugal, estreou em Portugal o filme The Cave com uma premissa um tanto idêntica à de A Descida. È impressionante como The Cave é tão mau e o filme de Neil Marshall é tão eficaz e bem realizado. Neste caso, o realizador fez claramente a diferença. Recomendável!

® Sérgio Lopes

6 Comments:

At 10:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

é realmente um excelente filme e é como disseste o filme terror/suspense deste ano. Tb eu vi "The Cave" e se queres que te diga adormeci lá para o meio do filme eheheh!!! Figura certamente nos meus tops. Consulta o meu blog!

 
At 7:52 da tarde, Blogger Francisco Mendes said...

Como sabes Sérgio, considero-o não apenas um dos melhores filmes de Terror dos últimos 10 anos, mas igualmente um verdadeiro recital cinematográfico. Marshall está a alicerçar um belíssimo culto.

Cumprimentos.

 
At 1:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Um dos melhores filmes de terror dos últimos tempos! Acho que já há uns bons anos que não me assustava tanto a ver um filme :o!

Abraço

 
At 4:28 da tarde, Blogger Sérgio Lopes said...

Caros amigos bloggers... de facto estamos de acordo: Grande filme de terror!!!!! altamente recomendável.

Cumprimentos,

Sérgio lopes

 
At 8:24 da tarde, Blogger gonn1000 said...

Desta vez concordamos, Sérgio, 7/10 muito próximo do 8 :)

 
At 7:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá! Antes de tudo, queria-vos dar os meus sinceros parabéns pelo blogue que têm desenvolvido! Agora queria deixar o meu comentário acerca do filme "The Descent" - "A Descida". De facto, o filme é mesmo espectacular! Quem quer terror e suspense, recomenda-se este filme. Como disse alguém, o filme começa relativamente devagar, quase a não se desenrolar pela primeira parte do filme. O filme, no seu todo, começa sim, quando aparecem aquela criaturas horrorendas...mas mesmo assim, todo o filme é interessante, com partes mais interessantes e outras menos (como é normal em certos filmes de terror). Além disso, houveram cenários e partes do filme que uma pessoa não entendia, ou pelo menos, não conseguia "imaginar" como aquilo aconteceu...como naquela parte dos ferros a entrarem para o carro, para quem já viu...não sei se foi distracção minha, ou simplesmente não consegui imaginar uma cena decente...há esses pormenores falhados no filme, mas de qualquer forma, o filme tem uma nota positiva.

P.S.: aproveitem para visitar o Bloguemente - o meu blog, que pelos vistos está a morrer! :)

 

Enviar um comentário

<< Home