terça-feira, junho 13, 2006

À Boleia Pela Galáxia

Título Original:
"The Hitchhiker's Guide to the Galaxy" (2005)

Realização:
Garth Jennings

Argumento:
Douglas Adams & Karey Kirkpatrick

Actores:
Martin Freeman - Arthur Dent
John Malkovich - Humma Kavula
Sam Rockwell - Zaphod Beeblebrox
Alan Rickman - Marvin (voz)


O terráqueo Arthur Dent (Martin Freeman) definitivamente não está nos seus dias: a sua casa vai ser demolida, o seu melhor amigo afinal é extraterrestre e para culminar tudo isto, o planeta Terra vai ser destruído para abrir caminho a uma via inter-galática. Artur só tem uma hipótese de sobreviver: apanhar boleia de uma nave espacial e orientar-se através de um Guia que parece saber tudo sobre todos os assuntos. Para este novato do espaço, a maior aventura começa quando o mundo acaba.

À Boleia Pela Galáxia baseia-se na obra literária com o mesmo nome, da autoria de Douglas Adams e é um filme que não pretende ser mais do que aquilo que realmente é: uma obra simpática, divertida e cheia de humor nonsense mas igualmente inteligente. Aspecto esse que não se encontra na maioria das comédias realizadas hoje em dia.

Quanto á prestação dos actores varia muito. Se por um lado temos um Arthur Dent razoavelmente interpretado por Martin Freeman, bem como os divertidos Humma Kavula (John Malkovich) e Zaphod Beeblebrox (Sam Rockwell), por outro lado temos interpretações apáticas e secantes de Ford Prefect como Mos Def e da bonita Zooey Deschanel como Trillian. O maior destaque vai para Alan Rickman: a voz do depressivo e ironicamente genial robot Marvin.

No entanto, o verdadeiro problema deste À Boleia Pela Galáxia está na estrutura narrativa e na montagem das cenas. Cenas essas que se sucedem umas ás outras, fazendo lembrar diferentes sketchs de uma qualquer série de TV, em que apenas o tema humor é comum. Apesar disso, é uma boa adaptação do livro de Douglas Adams e uma boa homenagem a este senhor que revolucionou a ficção científica, com a sua visão revolucionária e divertida do universo.

® Mário Lopes