domingo, setembro 09, 2007

A Rapariga Morta

Título Original:
"The Dead Girl" (2006)

Realização:
Karen Moncrieff

Argumento:
Karen Moncrieff

Actores:
Toni Collette - Arden
Britanny Murphy - Krista
Rose Byrne - Leah
Marcia Gay Harden - Melora
James Franco - Derek


O aparecimento de um cadáver do sexo feminino, num terreno ermo, despoleta diversas histórias, em grande parte estanques entre si, episódios de emoção sempre contida, mas prestes a explodir, vivências individuais que são tocadas tangencialmente por esta morte.

No último capítulo, como fica rapidamente claro, completa-se o círculo, sendo-nos fornecidos os eventos que conduziram à sua morte. O filme teria ficado a ganhar com a indecifração deste enigma, uma questão que colocamos de parte com o percurso entretanto seguido. A dúvida teria servido melhor propósito, mantendo a aparência de o cadáver não passar unicamente de um ponto de partida para outras narrativas. Mas enfim, há quem tenha de meter o rabo na boca da pescada.

A Rapariga Morta é um filme dramático, de sofrimento interior, mas salteado com uma coerente gestão do suspense, investindo devagar nas amarguras e revelações, nos elementos que compõem cada elemento do todo. Aposta nas personagens femininas e dá pano para mangas às suas actrizes para brilharem: Toni Collette, Brittany Murphy, Mary Beth Hurt, Rose Byrne, Mary Steenburgen, Marcia Gay Harden e Kerry Washington.

A realizadora Karen Moncrieff foi uma cara conhecida das soap operas dos anos 80 (The Bold and the Beautiful, Santa Barbara, Days of Our Lives e Guiding Light), e estreou-se na realização e argumento em 2002, com o aclamado drama Blue Car. Antes de A Rapariga Morta, dirigiu diversos episódios da série Sete Palmos de Terra.

® Ricardo Lopes Moura

1 Comments:

At 8:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Dos filmes destacados de 2006: Apocalypto de Mel Gibson y Gal(2006) de Miguel Courtois

 

Enviar um comentário

<< Home