sexta-feira, março 16, 2007

Brigada 49

Título Original:
"Laudder 49" (2004)

Realização:
Jay Russell

Argumento:
Lewis Colick

Actores:
Joaquin Phoenix - Jack Morrison
John Travolta - Captain Mike Kennedy
Jacinda Barrett - Linda Morrison
Robert Patrick - Lenny Richter


As profissões de risco podem ser excitantes, mas as consequências podem ser dramáticas. Quando um filme reúne bastante acção e alguma emoção pode cativar com muito maior facilidade. Não há momentos monótonos quando se apaga um fogo, pelo menos sob o olhar do realizador Jay Russell.

O que é que faz um homem correr para dentro de um edifício em chamas quando todos os outros querem é fugir? A resposta a essa pergunta é o filme onde seguimos a história do bombeiro Jack Morrison (Joaquim Phoenix), que sob a alçada do seu mentor o chefe Mike Kennedy (John Travolta) torna-se num veterano da Brigada 49 de Baltimore. A entrada nos bombeiros revela-se ao início bastante recompensadora mas também árdua.

O espírito de camaradagem, de alegria e brincadeira dentro dos elementos do quartel é agradável e divertido de se acompanhar. São constantes as partidas que os vários elementos pregam uns aos outros, mas quando se trata de trabalho (salvar vidas), a brincadeira fica de fora e entra em acção a competência e a concentração.

Este retrato da vida de um bombeiro demonstra a confiança que cada um daqueles homens comuns deposita uns nos outros em momentos de perigo eminente e de suspense avassalador. Mas as escolhas e sacrifícios que um bombeiro tem que tomar nem sempre são fáceis e a vida de Jack Morrison entra numa encruzilhada quando ele se vê encurralado dentro deu um edifício em chamas. Quando a sua vida está de tal forma ameaçada Jack começa a fazer uma retrospectiva da sua vida e sobre as suas prioridades: a família, a honra e a coragem. Estamos perante o lado humano do heroísmo, com uma força emocional extraordinária.

® João Tomé