sábado, setembro 15, 2007

O Contrato

Título Original:
"The Contract" (2006)

Realização:
Bruce Beresford

Argumento:
Stephen Katz & John Darrouzet

Actores:
Morgan Freeman – Frank Cardin
John Cusack – Ray Keene
Jamie Anderson – Chris Keene


Na tentativa de se reaproximar do filho adolescente, que não se conforma pela morte da mãe devido a um cancro, Ray Keene resolve acampar numa floresta. Entretanto Frank Cardin, um criminoso procurado há muito procurado pela polícia junta-se com a sua equipa para planear um contrato que resultará na morte de alguém importante. Quando o plano passa a acção ocorre um incidente e Cardin vai para à mesma floresta onde Keene e o filho estão. Um agente moribundo confere a Keene a missão de escoltar ele próprio o prisioneiro e entregá-lo à justiça. Inicia-se uma jornada atribulada pela floresta quando os cúmplices de Cardin resolvem procurá-lo.

O Contrato pode ser considerado um thriller, mas não de suspense. Pouca coisa surpreende e muito se pode prever. Apesar de Keene ser um ex-polícia, quem no seu lugar aceitaria escoltar um criminoso – sabendo pelo próprio que os cúmplices estão no seu encalço – e arriscar não só a sua vida, como a do filho? Qual o criminoso, apesar de algemado, se intimidaria com o minúsculo revólver que lhe é apontado por Keene e se deixaria levar sem nunca tentar a fuga ou engendrar qualquer forma de se livrar dele? Afinal Cardin é um ex-militar muito bem treinado… O que se aproveita é a interpretação dos actores principais.

Quem vai ao cinema ver um filme por gostar do elenco, sem ter visto o trailer e apenas com uma ideia muito resumida da história que parece satisfatória, nem sempre faz a escolha acertada. Há vezes em que nos questionamos: como é que fulano ou sicrano foram parar num filme sem graça? Alguns actores fazem filmes por amor à arte, outros pelo cachet, outros escolhem envolver-se em produções fracas apesar de já terem a experiência de ter participado em produções de qualidade. Esperemos então que nos próximos filmes em que respectivamente Freeman e Cusack tenham em agenda sejam escolhas melhores.

® Isabel Fernandes

1 Comments:

At 5:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Vou ter que ver este filme, pois se for como tu dizes fico com pena já que Morgan Freeman é dos meus actores de eleição.

Cumprimentos cinéfilos.

 

Enviar um comentário

<< Home