sexta-feira, outubro 20, 2006

Heróis Imaginários

Título Original:
"Imaginary Heroes" (2004)

Realização:
Dan Harris

Argumento:
Dan Harris

Actores:
Sigourney Weaver - Sandy Travis
Emile Hirsch - Tim Travis
Jeff Daniels - Ben Travis
Michelle Williams - Penny Travis


Heróis Imaginários fala-nos de uma família americana aparentemente normal, mas eis que um acontecimento vai alterar para sempre as vidas de todos os seus elementos. A realidade é que o filho Tim Travis (Emile Hirsch) não tem uma vida normal, a sua mãe Sandy (Sigourney Weaver) é viciada em drogas, o marido Ben (Jeff Daniels) pensa frequentemente nos erros do passado e tornou-se uma pessoa diferente e a filha Penny (Michelle Williams) raramente está em casa...resumindo, isto é tudo menos uma família normal!

Depois do tal acontecimento, esta família continua a viver na mesma casa mas no entanto, comportam-se quase como desconhecidos...É um filme deprimente (talvez até demais) onde as personagens sofrem em silêncio e confrontam os seus problemas, entrando muitas vezes em conflito tal como na vida real. Afinal, o que se passa aqui, poderia passar-se numa qualquer casa, numa qualquer rua e no seio de qualquer família.

Os actores estiveram bastante bem, especialmente Sigourney Weaver no seu papel sarcástico e irónico...gosto de personagens assim! Emile Hirsch (que já tínhamos visto em The Girl Next Door) muda totalmente de registo e apresenta-nos em Heróis Imaginários uma personagem dramática extremamente bem conseguida.

O problema do filme não é então dos actores, pois a maioria deles cumpriu o seu papel. O verdadeiro problema está na banda sonora, que é quase inexistente e em algumas cenas demasiado longas e onde se diz quase sempre o mesmo... A culpa será provavelmente do realizador. O final é igualmente idealizado, porque toda a gente sabe que na vida nem tudo acaba sempre bem.

Resumindo, esta obra é demasiado repetitiva e não acrescenta nada de novo ao panorama cinéfilo. Depois do extraordinário Beleza Americana, que aborda um tema semelhante, seria complicado fazer melhor e não foi Heróis Imaginários que o conseguiu.

® Mário Lopes