sexta-feira, abril 14, 2006

The Dark Hours

Título Original:
"The Dark Hours" (2005)

Realização:
Paul Fox

Argumento:
Wil Zmak

Actores:
Kate Greenhouse - Samantha Goodman
Aidan Devine - Harlan Pyne
Gordon Currie - David Goodman
Iris Graham - Melody


Samantha Goodman é uma psiquiatra que trabalha numa prisão clínica onde trata principalmente de indivíduos acusados de crimes sexuais violentos. De modo a passar um fim de semana descontraído vai ter com o marido e a sua irmã mais nova a uma casa de férias isolada mas aquilo que não imagina é um antigo paciente seu lhe vai fazer uma visita surpresa.

Quando pela primeira vez ouvi falar de The Dark Hours o filme foi-me apresentado como um filme de terror. Fui pesquisar um pouco a internet, vi uns trailers e lá me decidi a alugar a obra... após a sua visualização a única coisa em que pensava era se teria alugado o filme correcto. É que, de terror, este filme não tem tanto quanto isso. Apresentando-se na minha perspectiva como um thriller psicológico, The Dark Hours é uma curiosa experiência que questiona o seu espectador até aos limites sobre o que é ou não real no filme.

A nível técnico não há muito a apontar ao filme, a realização é competente, o guião bem escrito e os efeitos, de uma forma geral, estão bem conseguidos. O trabalho dos actores é o que acima de tudo alimenta o filme, algo raramente visto numa obra que aproxima-se do género de terror embora nunca chegue a entrar por completo no mesmo. O que é extremamente interessante neste filme é ver o reduzido orçamento do mesmo e, mesmo assim, o patamar de qualidade bastante aceitável que atinge. Intenso, brutal quanto baste, a verdade é que qualquer pessoa que pense um pouco sobre o que viu vê que, antes de mais, The Dark Hours explora o que de pior existe no ser humano e põe-nos a reflectir sobre os limites que estaríamos dispostos a ultrupassar sob o efeito de determinadas circunstâncias.

Concluindo, apesar de ser uma obra da qual muito pouco se ouviu falar, este filme apresenta argumentos mais que suficientes para se lhe dar uma oportunidade. Para além da forma inteligente como toda a história é abordada, temos ainda o bónus de The Dark Hours nos oferecer o suficiente para se perder algum tempo a pensar sobre uma série de temas que são apresentados ao longo de cerca de uma hora e vinte. Sem ser uma obra aconselhada a todos sem reservas, aos amantes de emoções fortes esta é sem dúvida uma proposta a considerar.

Bons filmes e até para a semana...

® Bruno Sá