segunda-feira, abril 24, 2006

O Inquilino

Título Original:
"Le Locataire" (1976)

Realização:
Roman Polanski

Argumento:
Roman Polanski, Gérard Brach & Roland Topor

Actores:
Roman Polanski - Trelkovsky
Isabelle Adjani - Stella
Melvyn Douglas - Monsieur Zy
Jo Van Fleet - Madame Dioz


Um Polaco aluga um apartamento num estranho edifício francês, onde passa a ser visto com desconfiança pelos seus vizinhos. Ao descobrir que a anterior inquilina do apartamento onde mora se suicidara, aos poucos passa a ficar obcecado pelo seu passado, levando-o a confundir a sua própria realidade com a da sua antecessora.

Roman Polanski é capaz do melhor do pior na sua algo irregular filmografia, composta por verdadeiras pérolas cinematográficas (A Semente do Diabo (Rosemary’s Baby), Chinatown ou mais recentemente, O Pianista), alternando com obras menores como por exemplo, A Nona Porta ou o seu último trabalho, a nova adaptação do imortal clássico de Charles Dickens, Oliver Twist. O Inquilino de 1976, embora sendo considerado um filme de terror psicológico recomendado não me convenceu minimamente e enquadra-se perfeitamente no grupo de obras menores do cineasta.

Protagonizado pelo próprio Polanski, no papel do Polaco Trelkovsky, narra o trajecto de um homem rumo à demência. O problema é que esse trajecto é demasiado lento para cativar o espectador e as mais de duas horas de duração do filme são demasiado penosas para um filme onde nada se passa até aos últimos trinta minutos ainda que os momentos finais sejam bastante bizarros e surreais e até de certo modo ridículos.

Mesmo assim destaca-se uma partitura sonora bizarra, um ambiente claustrofóbico muito bem criado por Polanski no sinistro apartamento e a sensação reinante de paranóia. No entanto, é muito pouco, num filme em que não se percebe muito bem qual a intenção do cineasta e com uma realização demasiado lenta para um clímax ridículo e inconclusivo. Devo também confessar que a versão que tive ao meu dispor vinha com uma dobragem que não abonava em nada à película.

Só por curiosidade consta-se que Roman Polanski e Stanley Kubrick eram grandes amigos e que se admiravam mutuamente. Consta-se também que Polanski adorou Barry Lyndon de Kubrick, enquanto que este ficou fascinado com O Inquilino. Assim e em mútua homenagem, Polanski realizou Tess, um épico influenciado por Barry Lyndon e Kubrick rodou The Shining, o thriller de terror psicológico influenciado por O Inquilino. Ambos tiveram estreia aproximadamente simultânea.

O que se conclui é que Stanley Kubrick, a partir desta obra falhada de Polanski retirou a ideia para o fabuloso The Shining, um dos melhores, senão o melhor filme de terror psicológico da história do cinema – uma verdadeira obra-prima, muito superior a O Inquilino, que é um filme perfeitamente dispensável, existindo muito mehores alternativas, inclusive de Polanski.

® Sérgio Lopes