sábado, julho 23, 2005

Resgate no Tempo

Título Original:
"Timeline" (2001)

Realização:
Richard Donner

Argumento:
Jeff Maguire & George Nolfi

Actores:
Paul Walker - Chris Johnston
Frances O'Connor - Kate Ericson
Gerard Butler - André Marek
Billy Connolly - Prof. Johnston


Viajar no tempo, poder voltar ao passado é algo que o homem sempre desejou e que se esforça para conseguir. Acontece que um grupo de cientistas cria uma máquina para poder transportar objectos de um lugar para outro instantaneamente, onde por momentos esses objectos são decompostos em iões. Só que sem saberem criaram uma máquina do tempo. Esta máquina é capaz de os transportar apenas para o ano de 1375, para a França onde decorria a Guerra dos 100 anos.
Enquanto isso, um grupo de arqueólogos trabalha numa região francesa, com a intenção de salvar as ruínas de um velho castelo do século XIV. O professor Johnston ausenta-se das escavações para ir à empresa que patrocina a expedição: a Internacional Techonology Corporation (ITC), porém a sua ausência prolonga-se mais do que o previsto.
Entretanto os seus alunos e filho conseguem entrar numa câmara mortuária que se encontrava selada à 600 anos. E aqui encontram uma mensagem, a pedir ajuda, do professor e uma lente biforcal, objecto este que ainda não tinha sido inventado quando a câmara fora encerrada
Decidem então ir à sede da ITC saber o que aconteceu ao desaparecido professor, e acabam sabendo que a empresa criou uma máquina capaz de transportar objectos tridimensionais pelo espaço, porém sem saberem conseguiram abrir uma fenda no tempo que transporta pessoas directamente para o século XIV. Quando o professor soube disto quis experimentar, porém ficou retido no meio da batalha entre ingleses e franceses.
Então a única maneira de o salvar é entrar nessa máquina, encontra-lo e trazê-lo de volta. Porém isso não é uma tarefa fácil e pelo caminho os alunos do professor e o seu filho encontram alguns obstáculos e dificuldades. A verdade é que se encontram em plena guerra dos 100 anos. Encontram-se em plena guerra de ódios entre ingleses e franceses. No grupo existem pessoas inglesas, francesas, escocesas, facto que ajuda a derramar vários ódios e mortes pelos seus caminhos.
Há medida que vão encontrando sítios que conheceram nos tempos actuais destruídos, e agora (ou antes, porque estão no passado) vêm-nos no seu natural, assumem a destruição como sua.

Resgate no Tempo tem um bom argumento, porém um pouco mal trabalhado e a direcção de actores não é das melhores, deixando assim muito a desejar. Este era um filme que teria tudo para vingar, basicamente se o argumento fosse melhor desenvolvido e o leque de actores tivesse uma maior empatia entre eles próprios. É também um tema já muito batido na filmografia e é difícil conseguir encontrar diferentes perspectivas. A ideia fulcral duma máquina do tempo é a possibilidade de voltar ao passado, mas tudo o que for feito nesse passado vai-se reflectir no presente, isto porque basta mover um pequena palha para tudo se desmoronar e se alterar.

Esta ideia não foi suficientemente focada, ou pelo menos de uma forma muito explicita. Os último momentos do filme acabam por ser um pequeno cliché com tantos outros, onde o pormenor que vemos no início acaba por ser “explicado” no fim pelo desenvolver da história.
Não é um filme mau, mas considero errado ser comparado a um Braveheart, tal como encontrei na capa do dvd que aluguei (facto que me levou a alugar o filme)

® Inês Montenegro