sábado, abril 09, 2005

Vida Comum

Título Original:
"Twin Falls Idaho" (1999)

Realização:
Mark Polish

Argumento:
Mark Polish
Michael Polish

Actores:
Mark Polish - Blake
Michael Polish - Fracis
Michele Hicks – Penny



Este filme retracta a história de dois gémeos siameses, que partem em busca da sua mãe que os abandonou à nascença e que vivem num quarto de hotel para se esconderam dos olhares incomodados e assustados de quem os vê como aberrações.

Francis e Blake compartilham cada momento, cada sensação, cada emoção da sua vida juntos, porém Francis tem um coração mais fraco que Blake e é ele que trata de Francis, quando este se sente doente. Sentem-se completos, mas à noite sonham com o dia em que estão separados e que possam viver as próprias vidas.
Quando surge a bela Penny nas suas vidas, as vidas dos irmãos Falls modificam-se, pois pela primeira vez alguém consegue vê-los para lá do facto de serem gémeos siameses.
Para além disso Penny faz como que cada um se sinta de forma diferente, que “saboreiem” sensações diferentes, que se sintam únicos. Blake acaba por se apaixonar por Penny e por se revoltar contra a sua condição de estar para sempre ligado ao seu irmão.

Este é um daqueles filmes que se distancia da grande máquina cinematográfica americana, pelas melhores razões, não só tem uma excelente fotografia, como nos toca num ponto fraco... o olhar sobre aqueles que são diferentes de uma forma muito ternurenta e cativante. Mas este não é apenas um filme sofre a deficiência, é sobretudo um filme sobre o olhar, o ver, o amar incondicionalmente. Prende o espectador à vida daqueles que surgem na tela, são humanos, têm os seus desejos, sonhos, receios, medos e ódios. Este filme ficou com o final aberto porém acaba desta forma: "não há finais infelizes, o autor é que não acabou de contar a história..." cabe assim a cada um de nós imaginar o destino daquelas personagens...

® Inês Montenegro