terça-feira, maio 31, 2005

Aventura na Máquina do Tempo

Título Original:
"Backtime" (1998)

Realização:
Steven Miller

Argumento:
Leslie Hidula & Burt Lloyd-Jones

Actores:
Adam Fitzhugh - Jase
Amanda Coleman - Kayla
S.K. Freund - Zymo



Ora aqui está um daqueles filmes estranhíssimos, que encontramos às tantas da manhã num canal qualquer e que possivelmente não conheceu a palavra sucesso enquanto esteve numa sala de cinema.

Aventura na Máquina do Tempo, conta a história do dia em que Jase e Kayla viajam acidentalmente 7000 anos até ao futuro, e deparam-se com os Terroristas do Tempo que roubam recursos naturais do presente, através de um mau uso da máquina do tempo. Além destes, o casal também acaba por conhecer o robot Sarge, que é o porteiro ali da zona/máquina do tempo, e Zymo, um anão/anã (não se percebe o género da personagem) que tem umas atitudes no sense, e que passa os dias a chatear o robot.
Jase e Kayla, que por acaso são ex-namorados (com esta informação fica-se logo a saber o final), encontram-se assim numa situação assustadora, em que são prisioneiros desses misteriosos Terroristas do Tempo, e num futuro longínquo, que infelizmente não é quase mostrado ao espectador.
Mas mesmo que a situação de Jase e Kayla pareça um caso sem solução, é obvio que o robot e o anão/anã dão uma ajudinha para o casal voltar para o presente e ser feliz para sempre. Só que (felizmente) as coisas não são assim tão simples ...

Apesar do argumento medíocre, Aventura na Máquina do Tempo até é capaz de prender a atenção se o espectador se fingir interessado no filme.
Ao longo da sua duração, ocorrem muitas cenas que lembram Memento e Elephant, devido às ocasiões que se interligam, e aos momentos que se cruzam no desenrolar da história, e que neste filme acontecem quase de forma exagerada.
Além disso as interpretações dos actores desconhecidos não são muito boas, mas também não são assim tão más. Mas isso talvez se deva ao facto do filme estar repleto de personagens irritantes do início ao fim.
Contudo, o auge dos aspectos negativos acontece no guarda-roupa. Num futuro a 7000 anos do presente, não se percebe o porquê do penteado à eighties de Zymo, e dos uniformes usados pelos Terroristas do Tempo e Sarge, que parecem ser emprestados dos vilões que os Power Rangers enfrentaram na sua pior temporada.

Embora Aventura na Máquina do Tempo tenha muitas cenas dignas de romance e comédia, o filme é catalogado como ficção científica. Contudo, a coisa não é bem assim. O filme tem realmente alguns efeitos especiais, uns cenários engraçados, e o ritmo que se exige deste tipo de filme, só que infelizmente são tão medíocres, que nenhum destes aspectos contribui para que Aventura na Máquina do Tempo possa ser considerando um grande filme de ficção científica.

® Fábio Guerreiro

1 Comments:

At 6:05 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Este filme vi-o na RTP á uns 2 anos.
Concordo com tudo que diz do filme, é totalmente medíocre. Mas a verdade é que amei a ideia, e quero ver este filme novamente desde aí (para escrever uma história parecida) porque fiquei fascinado com o argumento e com o fim.

Mas não encontro este filme em lado nenhum, já mandei email's para a RTP, mas eles não me podem vender o filme, nem sabem onde o posso arranjar.

Por isso deixo aqui o apelo: Alguém sabe onde posso arranjar este filme para o voltar a ver nem que seja só uma vez mais?

POR FAVOR?

 

Enviar um comentário

<< Home